Notícias
PRÊMIO RODRIGO 2021
Conservar para não restaurar
Conservação! Videoaulas Atecor (Foto: Divulgação)
"Um mau restaurador pode destruir uma obra, mas um mau conservador pode destruir uma coleção inteira”. É o que diz Karen Kremer, idealizadora das vídeo aulas Atecor, que de forma gratuita e online disponibiliza aulas de capacitação em conservação de acervos para profissionais que atuam em museus, arquivos, memoriais e demais instituições que abrigam acervos.
Apesar de ser um ateliê de restauração de obras de arte, especialmente pinturas de cavalete e esculturas em madeira douradas e policromadas, o Atecor sempre buscou oferecer capacitação em conservação e restauração. Nos últimos anos, o foco da capacitação oferecida passou da restauração para a conservação, pois se percebeu a grande necessidade que museus e demais instituições que possuem acervo apresentavam nessa área. Seguindo o lema de “conservar para não restaurar”, o projeto passou a direcionar cursos para a conservação de acervos.
“Em 2020, a pandemia surpreendeu a todos. Foi então que surgiu a ideia de oferecer as videoaulas do Atecor como uma forma de manter a capacitação, respeitando o isolamento social. Os servidores da FCC trabalharam de forma remota nesse período e foi assim que criaram as vídeo aulas”, disse Karen Kremer.
A ação Conservação! Videoaulas Atecor foi vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021 , na categoria “Iniciativas de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia - com resultados no ano de 2020”, no segmento “Poder Público: administração pública direta e indireta municipal, estadual e federal”
Vídeo aulas
Primeiramente os textos das vídeoaulas foram escritos pela conservadora-restauradora do Atecor, Karen Kremer, que selecionou os conteúdos e redigiu os textos de forma que pudessem ser falados pela narradora, lembrando que seria um texto para vídeo e não para leitura. Depois, os textos foram transformados em vídeo pela jornalista Raquel Santi, do setor de comunicação da FCC.
“Em nossas videoaulas, começamos justamente pelas situações mais críticas e emergenciais para esses profissionais: o uso de EPI [Equipamento de Proteção Individual], a limpeza e higienização dos ambientes e mobiliários e a higienização dos acervos. São todos tópicos aparentemente muito simples, mas que se não efetuados de forma correta, podem acarretar graves danos aos acervos”, disse Karen Kremer.
Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Rodrigo tem como objetivo valorizar e promover ações que atuam na preservação dos bens culturais do Brasil. Este ano, foram escolhidos 12 projetos vencedores. Dez delas são contempladas com R$ 20 mil, e duas são reconhecidas com menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada nesta quarta-feira, 13, a partir das 15h, com transmissão online.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
Guilherme Gomes - guilherme.gomes@iphan.gov.br
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr
|
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr