Notícias
EVENTO
Conferência vai debater a salvaguarda da capoeira em Curitiba (PR)
Os encontros virtuais da 2ª Conferência Setorial de Capoeira são transmitidos ao vivo pelo YouTube |Crédito: Geslline Giovana Braga
Uma série de encontros virtuais tem mobilizado capoeiristas do estado do Paraná para discutir as prioridades do Plano Setorial de Capoeira de Curitiba (PR) criado em 2016. No total, serão cinco encontros: dois aconteceram nos dias 12 e 20 de fevereiro, outras duas reuniões estão marcadas para 20 e 27 de março, e o encerramento no dia 3 de abril. A 2ª Conferência Setorial de Capoeira tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR).
O evento pretende definir três prioridades do setor para serem observadas pelo poder público municipal nos próximos quatro anos. Além disso, elegerá três representantes para compor a Coordenação Setorial de Capoeira, encarregada de acompanhar a execução do plano setorial.
Nos encontros de fevereiro, os participantes fizeram suas apresentações, relataram suas experiências e esclareceram dúvidas referentes às políticas públicas de cultura do município, especialmente os seus processos de fomento e financiamento, e a estrutura que baseia o seu Sistema Municipal de Cultura.
A ideia é encaminhar as ações definidas pelos capoeiristas nos encontros virtuais para a próxima Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de maio.
A última Conferência Municipal de Cultura foi realizada em 2016 e teve o intuito de elaborar diretrizes e planejar ações para serem cumpridas e executadas pelo poder público do município, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, junto à sociedade civil, por um período de quatro anos.
Setorial de Capoeira
A Coordenação Setorial de Capoeira de Curitiba foi criada em 2016 a partir da mobilização dos detentores desse bem registrado como Patrimônio Cultural, e é um dos 19 setores que compõem o Sistema Municipal de Cultura.
A ação está alinhada a uma das diretrizes do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Paraná, que prevê a inserção da Capoeira e dos capoeiristas no âmbito dos conselhos municipais de cultura, atuando para fomentar as políticas públicas voltadas aos seus saberes e expressões tradicionais em outras esferas governamentais.
Abertos ao público, os encontros virtuais da 2ª Conferência Setorial de Capoeira são transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Setorial de Capoeira de Curitiba no YouTube. As reuniões anteriores (dos dias 12 e 20/02) também estão disponíveis na íntegra no canal.
Serviço
2ª Conferência Setorial de Capoeira 2021
Datas: 20/03 (sábado), 27/03 (sábado) e 03 de abril (sábado), às 14h
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: Setorial de Capoeira de Curitiba
As reuniões serão realizadas pelo Jitsi Meet
Mais informações pelo e-mail: setorialcapoeiracuritiba@gmail.com
Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher - juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5527
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr