Notícias
OBRAS
Concluídas as obras do Sobradão de Minas Novas
Sobradão da Vila do Fanado, conhecido como Sobradão de Minas Novas - Foto: Junno Marins da Matta
Conhecido como Sobradão de Minas Novas, o Sobradão da Vila do Fanado, no município de Minas Novas (MG), passou por obras realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O imóvel havia sido objeto de intervenção emergencial em seu telhado, pisos e estrutura, entre 2017 e 2018, para resgatar sua condição de segurança estrutural. As obras da nova etapa, que consistiram em serviços de restauração de esquadrias (portas, janelas e seus portais), reboco e pintura, foram entregues no final do mês de maio. As duas etapas somam um investimento total de R$ 886.779,40.
De acordo com o chefe do escritório técnico do Iphan em Diamantina, Junno Marins da Matta, “o imóvel ainda não se encontra apto para imediato início de seu uso, visto que não possui instalações prediais, objetos de uma próxima etapa” – as instalações não eram objeto da contratação, e ficarão a cargo da prefeitura municipal. “A edificação está recuperada estruturalmente e em adequadas condições físicas que garantem a preservação de sua tipologia arquitetônica, principal objetivo dessas intervenções”, afirma Junno.
Além das obras, foi contratada pelo Iphan a elaboração de Projeto de Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP) para o Sobradão e para a Capela de São José, também em Minas Novas, cuja obra de restauração foi finalizada em 2020. O próximo passo é a contratação e execução dos demais projetos complementares, pela prefeitura municipal, como contrapartida.
A expectativa é que em breve prédio passe a abrigar uma loja de artesanato, biblioteca, museu, academia de letras e a Secretaria de Cultura de Minas Novas. Para a superintendente do Iphan em Minas Gerais, Debora do Nascimento França, “a preservação do Sobradão é um presente para a história, a cultura e a memória de Minas Gerais”.
Construção de grandes dimensões, pouco usuais para uma estrutura em madeira e taipa, o Sobradão da cidade de Minas Novas é formado por um único bloco em quatro pavimentos, com oito portas e cinquenta e nove janelas. Tombado pelo Iphan em 1959, a edificação foi construída em 1821 e serviu por muito tempo de sede do Fórum da comarca de Minas Novas. O bem é exemplar da arquitetura popular do seu período e referência arquitetônica da cidade, figurando até na bandeira municipal.
Minas Novas
Minas Novas, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, a 520 quilômetros de Belo Horizonte, anteriormente denominada como o Arraial das Lavras Novas dos Campos de São Pedro do Fanado, foi fundada em 1727 pelo bandeirante paulista Sebastião Leme do Prado, que na busca por ouro encontrou em abundância no arraial. O bandeirante deixou a região do rio Manso (hoje município de Couto de Magalhães de Minas) devido a uma epidemia e partiu à procura de ouro pelo rio Araçuaí e o rio Itamarandiba. Sebastião Leme do Prado, juntamente com outros paulistas, por erro de rota vieram a encontrar o rio Fanado, mais tarde o ribeirão Bom Sucesso.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr