Notícias
MINAS GERAIS
Coleção de ex-votos e santos de casa recebe procedimentos de higienização em Congonhas (MG)
Coleção Ex-votos e Santos de Casa - Márcia de Moura Castro - Foto: Leo Lara
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Museu de Congonhas, em Minas Gerais, anuncia o início dos procedimentos de higienização da coleção Ex-votos e Santos de Casa - Márcia de Moura Castro. A coleção reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, de propriedade do Iphan e sob a guarda do Museu de Congonhas, foi adquirida em 2011 para integrar a exposição permanente do museu.
Atualmente, a gestão do museu é realizada pelo município de Congonhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult). Com o objetivo de garantir a integridade e a adequada conservação do acervo, a equipe técnica do Museu de Congonhas iniciou os procedimentos de higienização, contando com o acompanhamento e fiscalização do Escritório Técnico do Iphan em Congonhas.
Nas próximas semanas, os objetos passarão por processos de manutenção que visam assegurar a preservação a longo prazo das 342 peças que compõem a coleção, incluindo diferentes tipos de ex-votos, como tábuas votivas, esculturas corporais, medalhas e santos de casa. Os objetos, produzidos em diferentes períodos e provenientes de diversas partes do mundo, vão além da materialização da fé, e configuram-se como testemunho histórico, antropológico e artístico dos séculos XVII a XX.
Abreviado da expressão latina ex-voto suscepto, que significa em consequência de um voto, as peças de ex-votos são objetos oferecidos em agradecimento por uma graça alcançada. Ao longo do tempo, essa materialização física ocorreu por meio de uma variedade de materiais e formatos. Seja em pinturas, tábuas de madeira, esculturas ou pendentes confeccionados em prata e latão, esses itens representam a expressão popular de devoção, constituindo um testemunho público da promessa cumprida e do milagre obtido.
Durante o processo de higienização, a sala Márcia de Moura Castro permanece aberta aos visitantes, oferecendo a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de limpeza e manutenção do acervo. Desde sua inauguração, em 15 de dezembro de 2015, o Museu de Congonhas tem a Coleção Márcia de Moura Castro como parte essencial de sua exposição. A coleção representa uma valiosa contribuição para a compreensão das práticas religiosas e culturais ao longo da história.
Para mais informações:
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr