Notícias
ARTE E MEIO AMBIENTE
CNFCP realiza oficina artística com recicláveis
Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) realiza oficinas artísticas com materiais recicláveis, ministradas pelo artista Willi de Carvalho. Os encontros acontecem nos dias 13 e 14 de junho, na Sala Multimídia. Serão duas edições, com duração de 4 horas, entre 14h e 18h. As oficinas serão voltadas à reutilização de materiais para a produção de uma peça artística, com foco na sustentabilidade.
Willi de Carvalho, que já expôs na Sala do Artista Popular (SAP), utiliza a reciclagem e o reaproveitamento de materiais em seu trabalho de manufatura de mundos em miniatura: esculturas e alegorias ricas em detalhes sobre temas urbanos e rurais. A atividade artesanal proporciona reflexão aliada à prática sobre a ressignificação de objetos que inicialmente seriam descartados.
Nesse sentido, grande parte do material utilizado nas oficinas será fornecido pelo CNFCP: banners, cartilhas, cartazes, CDs e postais que não são mais usados nas atividades da instituição. Além disso, propomos que os participantes inscritos tragam materiais descartáveis/recicláveis para compartilhar.
Cada oficina terá o máximo de 15 participantes, conduzidos por Willi a desenvolver um novo olhar sobre os materiais e a estimular a criatividade para colocar a mão na massa e produzir uma peça artística.
Sobre o artista
Willi de Carvalho nasceu em Montes Claros, norte de Minas Gerais, no sertão encantado de Guimarães Rosa. Observador nato, o artista iniciou seu processo de criação no quintal de sua casa inventando o que brincar: teatrinhos de barro e miniaturas feitas de todos os objetos que encontrava. Suas fontes de inspiração são a literatura, a música e a experiência no teatro.
Em 1996, incentivado pelo artista curitibano Hélio Leites, Willi começou a criar objetos em miniaturas, mais precisamente em caixas de fósforo e materiais reciclados. A partir de então as miniaturas passaram a ser sua especialidade, tendo como tema central as festas populares mineiras, religiosas e profanas: catopés, caboclinhos, marujadas, reinado e congada. “O que me encanta é o entusiasmo e a emoção que as pessoas expressam frente ao meu trabalho”, afirma Willi.
Serviço:
Oficina artística com recicláveis
Com Willi de Carvalho
Local: Sala Multimídia do CNFCP/Iphan, ao lado da Galeria Mestre Vitalino
Endereço: Museu de Folclore Edison Carneiro - Rua do Catete, 179, Catete
Inscrição gratuita