Notícias
PATRIMÔNIO EDIFICADO
Cidade de Goiás, um patrimônio mundial
A cidade de Goiás possui hoje o maior conjunto arquitetônico e urbanístico tombado no âmbito federal no Estado de Goiás. O acervo é composto por arquiteturas de diversas tipologias, desde o colonial, de meados do século XVIII, até edificações com traços modernos, como o prédio do Colégio Jubé ou Hotel Vila Boa, ambos de autoria do arquiteto goianiense Renan Barros Oliveira, entre outros exemplares civis.
A área de proteção é um complexo recorte paisagístico representativo da evolução urbana da cidade de Goiás desde o núcleo minerador até o século XX. À expressiva área urbana tombada, pode-se ainda somar a área de entorno, onde se localizam bairros como Alto Santana, Santa Bárbara, Araguari e Carioca.
O Canteiro Modelo de Conservação (CMC) pretende mediar situações de demanda técnica de famílias residentes junto ao Iphan, nas áreas de tombamento e de entorno do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Goiás, cujos imóveis apresentam arcabouço de técnicas construtivas tradicionais.
A composição de uma rede colaborativa entre moradores e agentes externos, como instituições e universidade, permitirá promover e aproximar a população residente local e outros participantes sobre discussões como: direito à cidade, direito à moradia, direito à memória e à preservação, autoconstrução, saber técnico construtivo local (mestre-artífices), e atuação social da Arquitetura e Urbanismo por meio das ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).