Notícias
EVENTO
Centro de Folclore promove debate sobre mulheres no samba
As Matrizes do Samba no Rio de Janeiro integram o Patrimônio Cultural brasileiro desde 2007.
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) promove na próxima quarta-feira, 17 de março, a primeira edição de 2021 do projeto Um dedo de prosa, que debate temas da cultura popular e do folclore com participantes convidados. Na esteira do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a discussão vai versar sre mulheres no samba.
Conduzem a conversa Fabíola Machado e Luana Rodrigues, integrantes do Moça Prosa, roda de samba de mulheres nascida em 2012 no Rio de Janeiro. Originado na Pedra do Sal, berço do samba carioca localizado na região central da cidade, o grupo homenageia as mulheres compositoras e intérpretes do ritmo.
As Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo integram o Patrimônio Cultural brasileiro desde 2007, quando foram inscritas no Livro de Registro das Formas de Expressão. O samba é um exemplo do Patrimônio Imaterial, categoria que em 2020 celebrou 20 anos de instituição da sua política de reconhecimento e salvaguarda.
Em sintonia com as medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia de covid-19, o debate acontece de forma remota pelo canal do CNFCP no Youtube. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível na descrição do evento na plataforma de vídeos. Certificados serão fornecidos aos participantes inscritos.
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Com atuação nacional, o CNFCP se dedica à pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Criado em 1958, tornou-se uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.
Entre suas principais ações, destacam-se os projetos de fomento à cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.
Na área de difusão e formação de público promove programas educativos e de exposições, bem como o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular. Já no que concerne à documentação, o Centro trata, atualiza e apresenta acervos museológico, bibliográfico e sonoro-visual, parte deles disponibilizada em coleções digitais.
Serviço:
Um dedo de prosa
Tema: 20 anos da Política de Patrimônio Imaterial - Mulheres no samba
Data: 17 de março
Horário: 16 às 18h
Onde: Canal do CNFCP no Youtube