Notícias
Evento
Centro de Folclore debate mulheres no repente
Na próxima quarta-feira, 31 de março, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) realiza mais uma edição do projeto Um dedo de prosa. O tema da vez é Mulheres no repente. As convidadas são as artistas Minervina Ferreira, de Cuité (PB), e Mocinha de Passira, de Pernambuco. A transmissão será online, pelo canal do CNFCP no YouTube, a partir das 16h.
Para além da maestria desenvolvida no repente, as trajetórias artísticas das convidadas foram marcadas pela luta em prol do direito das mulheres. Minervina chegou a organizar encontros de mulheres repentistas, com o intuito de divulgar as vozes de violeiras que muitas vezes não encontravam espaço para compartilhar sua arte.
Já Mocinha foi a única mulher a participar das gravações do LP Viola, Verso, Viola, um marco para a discografia do gênero. Esses e outros feitos alçaram ambas a posições de destaque na arte da poesia cantada e improvisada que constitui o repente.
O debate vem na esteira das reflexões relacionadas ao Dia Internacional da Mulher e dos 20 anos de instituição da política de reconhecimento do Patrimônio Imaterial, completados em agosto de 2020. O repente está em processo de instrução para registro como Patrimônio Cultural brasileiro. Comum na região Nordeste, é praticado geralmente em dupla e em forma de desafio, com acompanhamento musical de viola.
Um dedo de prosa consiste em um projeto do CNFCP que promove rodas de conversa sobre temas no campo da cultura popular e do folclore. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível na descrição do evento no YouTube. Certificados serão fornecidos aos participantes inscritos.
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Com atuação nacional, o CNFCP se dedica à pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Criado em 1958, tornou-se em 2003 uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura.
Entre suas principais ações, destacam-se os projetos de fomento à cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.
Na área de difusão e formação de público promove programas educativos e de exposições, bem como o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular. Já no que concerne à documentação, o Centro trata, atualiza e apresenta acervos museológico, bibliográfico e sonoro-visual, parte deles disponibilizada em coleções digitais.
Serviço:
Um dedo de prosa
Tema: 20 anos da Política de Patrimônio Imaterial - Mulheres no repente
Data: 31 de março
Horário: 16 às 18h
Onde: Canal do CNFCP-Iphan no Youtube