Notícias
MESTRADO PROFISSIONAL
Arquitetura de terreiros e socialização de acervos arquivísticos são temas de pesquisas
As defesas também poderão ser acompanhadas pelo canal do Mestrado no YouTube.
O Centro Lucio Costa, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) convida a todos para as bancas de defesa da dissertação de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan dos alunos Virgínia Rodrigues Ferreira Barbosa e Kleber de Souza Mateus, a serem realizadas nos dias 22 e 25 de novembro de 2024, às 10h, na Sede do Mestrado, localizada no bairro Cidade Nova. As defesas também poderão ser acompanhadas pelo canal do Mestrado no YouTube.
A pesquisa de Vírgínia Rodrigues Ferreira Barbosa visa sistematizar as informações já existentes sobre os bens móveis e elementos integrados à arquitetura de terreiros de candomblé tombados pelo Iphan e colaborar para o debate conceitual sobre a conservação desses bens. A quantidade reduzida de informações escritas ou de documentação sobre esses bens, inseridos em espaços tombados, interfere justamente em ações que poderiam ser desenvolvidas para conservação e guarda de acervo. Assim, a partir de dois estudos de caso: Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde - Roça do Ventura e Terreiro Culto aos ancestrais - Omo Ilê Agbôulá, foi possível realizar um estudo para compreender quais objetos constituem a categoria de bens integrados e móveis de terreiros, assim como conhecer as caraterísticas físicas e estéticas, estado de conservação e a simbologia contida nesta tipologia do patrimônio. E, desta forma, relacionar os conceitos da conservação-restauro com os bens móveis e integrados de terreiros, considerando seus materiais, tecnologia, usos e sacralidade.
O trabalho de Kleber de Souza Mateus, por sua vez, se propõe a construir e implementar uma estratégia para elaboração de instrumentos de pesquisa arquivísticos baseada na utilização de elementos da narrativa literária no processo de escrita de textos descritivos. O objetivo da aplicação dessa estratégia reside na ideia de que, com ela, os instrumentos de descrição documental atuarão para ampliar o perfil do público usual dos serviços de arquivo, o que se daria como resultado da divulgação de textos mais aprazíveis, lúdicos e palatáveis. Parte-se do argumento de que os instrumentos produzidos a partir dessa estratégia podem ter seu modelo de uso ampliado para além da mera busca documental e passarem a servir como fontes de informação para um público ampliado. Espera-se, com isso, complementar esforços de mediação arquivística e de socialização e difusão da memória documental, e contribuir para a efetivação do direito de acesso à informação e à memória e para a ampliação do usufruto dos documentos arquivísticos enquanto componentes do Patrimônio Cultural brasileiro.
22 DE NOVEMBRO DE 2024
Mestranda: Virgínia Rodrigues Ferreira Barbosa (Coordenação Geral de Conservação – CGCO/DEPAM)
Dissertação: "Desafios para a conservação dos bens culturais móveis e elementos integrados à arquitetura dos terreiros tombados pelo Iphan"
Banca Examinadora:
Dra. Adriana Sanajotti Nakamuta (Orientadora - Mestrado Profissional do Iphan)
Dra. Analucia Thompson (Mestrado Profissional do Iphan)
Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA)
DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2024
Mestrando: Kleber de Souza Mateus (Centro de Documentação do Patrimônio –CDP/DAFE)
Dissertação: "Do descritor ao escritor: estratégias literárias aplicadas à socialização de acervos arquivísticos"
Banca Examinadora:
Dra. Kátia Brasilino Michelan (Orientadora - Mestrado Profissional do Iphan)
Me. Juliana Ferreira Sorgine (Mestrado Profissional do Iphan)
Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes (UnB)
Dr. Frederico Antonio Ferreira (Arquivo Histórico do Itamaraty)
Supervisor Carlos Thiago Teixeira (CDP/DAFE)