Notícias
MENÇÃO HONROSA
Ação valoriza brinquedos e brincadeiras tradicionais no Ceará
Dim recebe crianças em seu ateliê (Foto: Divulgação).
Cavalinho de madeira, peão e joão teimoso são brinquedos que estão no imaginário de muitos brasileiros. Preservar essa tradição é o objetivo da ação “Revitalização da cultura dos brinquedos e brincadeiras tradicionais brasileiras”. Reconhecida pela 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2020), a iniciativa é do artista plástico e mestre em criação de brinquedos artesanais Antônio Jader Pereira dos Santos, conhecido como Dim Brinquedim.
A prática de confeccionar brinquedos começou para Dim Brinquedim, ainda na infância. Sua mãe era artesã e ele cooperava com os trabalhos dela, adquirindo assim grande habilidade manual. Dim reinventava brinquedos artesanais tradicionais que ganhava da avó, trazidos das festas de padroeiros das cidades vizinhas a Camocim, Litoral Oeste do Ceará.
Com o tempo, suas peças se multiplicaram. São encontradas em acervos particulares e coleções de museus e Espaços Culturais como o Museu de Folclore Edison Carneiro (RJ), o Museu Janete Costa de Arte Popular (RJ), a Casa Museu do Objeto Brasileiro (SP) e o Centro Cultural Dragão do Mar (CE).A maior coleção de obras de sua autoria se encontra no Museu Brinquedim, em Pindoretama (CE), onde Dim criou um acervo de importância fundamental para a constituição da memória dos brinquedos e brincadeiras do Brasil, assim como para a promoção da infância e do espaço do brincar.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adriana Araújo – adriana.araujo@iphan.gov.br
(61) 2024-5512
https://www.gov.br/iphan/
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr