Notícias
SALVAGUARDA
Aberto o prazo para participação do Mapeamento da Capoeira no Mato Grosso
Pandeiro e caxixi, instrumentos musicais utilizados na Roda de Capoeira (Foto: Oscar Liberal)
Onde estão as rodas de capoeira e qual o perfil dos seus praticantes são algu mas das perguntas que compõem o Mapeamento da Capoeira n o Mato Grosso , promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado. Para participar, m estres, mestras, contramestres, treineis, graduandos, mestrandos, alunos, dirigentes de grupos e pesquisadores devem preencher os formulários disponibilizados pelo Iphan até o dia 30 de junho . Com o mapeamento, será possível identificar grupos e detentores, práticas, rituais e herança cultural.
As informações obtidas sobre grupos de capoeira, segmentos envolvidos e práticas vão subsidiar o planejamento, a promoção e o fomento de ações de salvaguarda para a capoeira no Mato Grosso – a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira são registrados como Patrimônio Cultural em todo o Brasil. A manifestação também é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
“É muito importante que toda a comunidade de capoeiristas e instituições de cultura públicas e privadas do estado participem do mapeamento, pois trata-se de uma ferramenta que visa mobilizar e conhecer o contexto do bem cultural imaterial”, convida o
técnico
do patrimônio imaterial do Iphan
no estado, Francimário Vito dos Santos. “Os resultados produzidos no estudo subsidiarão
a
elaboração das políticas de salvaguarda futuras
”
, ressaltou.
O mapeamento é composto por quatro tipos de formulários, cada um direcionado a público distinto: grupos e espaço de capoeira; mestres e mestras (exclusivo para capoeiristas com titulação); demais praticantes abaixo dos mestres, incluindo alunos e alunas; e pesquisadores do tema. Por meio deles, s ão inseridos dados pessoais , como nome, endereço e autodenominação étnico-racial, pertencimento a povos ou comunidades tradicionais, dados sobre os grupos e espaços em que a capoeira é praticada. O formulário também investiga as dificuldades enfrentadas por grupos e mestres, a relação com o poder público e as vertentes a que pertencem as comunidades.
Para facilitar a participação, também foram disponibilizados vídeos tutoriais com o passo a passo para o preenchimento dos formulários. São três guias, um para cada segmento: grupo de capoeira; mestre e mestra de capoeira; e praticantes de capoeira. Para mais informações sobre o Mapeamento da Capoeira no Mato Grosso ou dúvidas sobre o preenchimento do documento, o Iphan disponibiliza os seguintes contatos: pelo telefone (65) 99215-1901 ( Whatspp ) e pel o e-mail francimario.santos@iphan.gov.br .
O Mapeamento da Capoeira é realizado pelo Iphan em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer do Mato Grosso, a Federação Mato- G rossense de Capoeira e o Fórum da Capoeira de Mato Grosso.
Foto à direita: Capoeira Kizomba Angola, no Mato Grosso, 1990 (Foto: Acervo Pessoal)
Serviço:
Mapeamento da Capoeira no Mato Grosso
Prazo:
até 30 de junho de 2023
Acesso:
http://bit.ly/MapaCapoeira
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr
|
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr