Notícias
PRÊMIO RODRIGO 2021
A tecnologia a serviço da tradição potiguar
Festa de Sant'Ana de Caicó - Patrimônio Cultural Brasileiro (Foto: Divulgação).
A cultura cultivada no sertão potiguar ganhou um aliado para resistir aos obstáculos impostos pela pandemia. O Fórum Festa Sant’Ana de Caicó, realizado por meio de plataforma virtual, em 2020, uniu pesquisa, arte e história para ajudar a manter vivo o tradicional festejo da região do Seridó, no Rio Grande do Norte (RN). A ação é uma das vencedoras do 34º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.
No ano em que a Festa de Sant’Ana comemorou dez anos do título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o fórum mobilizou a comunidade para discutir sobre Patrimônio Imaterial e envolvê-la na salvaguarda do bem.
De início, a ideia era realizar um evento presencial, com pesquisadores, gestores, produtores culturais e os próprios moradores de Caicó envolvidos no festejo. Com a pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, o plano precisou ser adaptado para o formato online.
“A Festa de Sant’Ana recebeu o título de Patrimônio Cultural em 2010 e a gente percebia que a população não entendia muito bem o que isso significava. Decidimos realizar um evento que ajudasse a aproximar as pessoas do tema e conversamos com a paróquia responsável. O fórum então passou a fazer parte da programação do festejo”, explica o idealizador da ação, Diego Vale.A ação “Festa de Sant'Ana de Caicó - Patrimônio Cultural Brasileiro” foi vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021, na categoria “Iniciativas de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia - com resultados no ano de 2020”, no segmento “Micro Empreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME)”.
Inovando o festejo
Além das discussões e palestras, também foram realizadas exposições virtuais e oficinas. A tradicional caminhada histórica também foi adaptada para o formato online, já que não era possível passear no Centro Histórico de Caicó, como de costume.
O site do evento , com as exposições e debates, continua no ar. A plataforma deverá abrigar trabalhos científicos relacionados à Festa de Sant’Ana, num repositório para pesquisadores. O fórum também deve ser mantido, com programação todos os anos. Com o nome Fórum de Turismo Religioso , o evento agora vai abranger toda a região do Seridó, e não apenas o município de Caicó.
A Festa de Sant’Ana
Registrada como Patrimônio Cultural do Brasil em 2010, pelo Iphan, a Festa de Sant’Ana é o principal bem cultural da cidade de Caicó (RN). A manifestação atravessa mais de 270 anos e reúne diversos rituais religiosos. Peregrinações, missa e procissão são parte da celebração. O festejo também incorpora outras manifestações culturais, por meio das comidas, artesanatos, músicas, poemas e outras formas de expressão do sertão norte-rio-grandense.
Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Rodrigo tem como objetivo valorizar e promover ações que atuam na preservação dos bens culturais do Brasil. Este ano, foram escolhidos 12 projetos vencedores. Dez delas são contempladas com R$ 20 mil, e duas são reconhecidas com menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada nesta quarta-feira, 13, a partir das 15h, com transmissão online.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Letícia Maciel – leticia.vale@iphan.gov.br
(61) 2024-5512
https://www.gov.br/iphan/
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr