Notícias
“Adoção” de imóveis históricos dão nova vida ao Centro Histórico de São Luís (MA)
A ação publica editais que disponibilizam imóveis históricos a empreendimentos que movimentem o Centro Histórico. (Fotos: Acervo do programa)
O programa Adote Um Casarão , realizado pela Secretaria de Estado das Cidades de Desenvolvimento Urbano do Maranhão , teve início em 2019 . A ação promove a ocupação e requalificação de imóveis tombados e de propriedade do estado, que antes estavam vazios. É uma das vencedoras do 35º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na Categoria 2 – Pessoas Jurídicas.
Por meio do programa, é feita a revitalização dos imóveis localizados no Centro Histórico de São Luís (MA) , com fomento à implantação de empreendimentos culturais e gastronômicos no local. A ação publica editais que disponibiliza casarões históricos para adoção. Os adotantes , por sua vez, devem desenvol ver neles empreendimentos ou projetos que movimentem e ajudem a desenvolver a região do Centro Histórico.
“É uma forma de reduzir os vazios urbanos do local , com o aproveitamento da infraestrutura e dos espaços ociosos. Ao mesmo tempo, incentiva o comércio e ajuda a valorizar o patrimônio histórico e a cultura maranhense”, explica a arquiteta Andressa Farias, uma das responsáveis pela ação.
O Programa Adote Um Casarão possui quatro imóveis com obras concluídas e já abertos ao público. O primeiro deles abriga um centro cultural que realiza cursos, oficinais, promoção de práticas da capoeira angola e de outras manifestações culturais afro-brasileiras. Outro prédio adotado funciona como centro de pesquisa e tecnologia .
O terceiro casarão é espaço para um empreendimento que reúne a sede de um escritório de arquitetura popular, coworking , sala de cursos e um café. No último imóvel entregue está instalado um instituto que realiza trabalhos sociais com famílias moradoras do Centro Histórico, buscando promover a inclusão social, promoção à cultura da paz e o desenvolvimento sustentável .
“A conquista do Prêmio Rodrigo é uma valiosa demonstração de reconhecimento pelo trabalho coletivo que tem gerado grandes impactos no Centro Histórico de São Luís”, acrescenta Andressa. O programa Adote um Casarão continua em atividade, com pelo menos seis imóveis em fase de obras. Alguns destes estão em processo de contratação ou elaboração de projeto.
Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Rodrigo tem como objetivo valorizar e promover ações que atuam na preservação dos bens culturais do Brasil. Em 2022, teve como tema a Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural e foram escolhidos 10 projetos vencedores.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Jardim -
mariana.jardim@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr
|
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr