Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular - 2023
Em 2023, o Concurso Sílvio Romero analisou 45 trabalhos. O 1º lugar foi uma tese sobre o papel da diáspora forçada dos povos da África Centro-Ocidental no Brasil para a formação das várias tradições sineiras brasileiras e o 2º lugar, também uma tese, investigou a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, problematizando a noção de “cultura” que envolve esse universo marcado pelo prestígio das relações entre homens e touros. Os vencedores receberam, respectivamente, R$25 mil e R$20 mil. Foram ainda conferidas três menções honrosas.
1º lugar: Rafael Benvindo Figueiredo Galante (USP) - “Essa gunga veio de lá!” – Sinos e sineiros na África Centro-Ocidental e no Brasil centro-africano
Esta tese de doutorado corresponde a uma pesquisa de História Social da cultura voltada à compreensão do papel da diáspora forçada dos povos da África Centro-Ocidental no Brasil para a formação das várias tradições sineiras brasileiras. Buscando romper com uma perspectiva colonial euro-referenciada que sempre compreendeu os sinos das igrejas católicas no Brasil unicamente a partir de sua matriz cultural europeia, esse trabalho visa analisar os múltiplos sentidos que os sinos e seus sineiros tiveram ao longo da história do país a partir de um continuum que conecta essas tradições primordialmente à diáspora africana no Brasil. Entendendo a centralidade que os sineiros africanos e seus descendentes afro-brasileiros tiveram nesse processo, este trabalho parte da premissa que suas experiências históricas e respectivas construções de tradições culturais diaspóricas só podem ser efetivamente compreendidas a partir da historicidade dos próprios legados civilizatórios africanos. Nesse sentido o trabalho está centrado especificamente nos significados da experiência social de sineiros africanos e afro-americanos em campanários católicos do Brasil escravista, e finalmente do estudo dessas presenças no imaginário cultural oitocentista por meio da literatura de Machado de Assis e da música do compositor João José Lopes Junior.
2º lugar: Carlos Eduardo Machado (Unicamp) - A arte do rodeio: peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócio
A tese de doutorado aborda práticas e sentidos do mundo do rodeio no Brasil. Partindo da expressão “arte do rodeio”, cunhada do universo da Festa do Peão de Barretos, busca-se compreender como se afirmam determinados valores na sociedade brasileira configurados em torno do agronegócio. Fruto de pesquisa em arquivos e documentos históricos e de um levantamento etnográfico da Festa do Peão de Barretos (com trabalho de campo realizado com organizadores desta festa, profissionais do rodeio e seus participantes), esta pesquisa problematiza a noção de “cultura” que envolve esse universo marcado pelo prestígio das relações entre homens e touros, pela construção de uma identidade nacional associada ao peão boiadeiro, pela dinâmica do mercado de bens simbólicos e pelas atuais lutas por reconhecimento de direitos culturais.
1ª menção honrosa: Rafaela Sales Goulart, (Unesp) - Tradição como missão: história da preservação da memória e identidade das Folias de Reis em Ourinhos e Palmital (SP)
A tese de doutorado procura compreender como as Folias de Reis são preservadas nos municípios paulistas de Ourinhos e Palmital, identificando os elementos – acontecimentos, instrumentos e ações – utilizados pelos sujeitos e grupos (Bandeiras de Santos Reis de Ribeirão Grande; Companhia de Reis Água das Anhumas; Companhia de Reis Família Faceiros e Faceiros Jr.; Companhia de Reis Três Ilhas) na construção da sua memória, história e identidade. Para isso, utilizou-se da metodologia qualitativa da história oral para o levantamento de fontes diversas (entrevistas, faixas musicais transcritas, imagens, livretos, podcasts e vídeos) acerca das memórias da celebração em questão, bem como de revisão de literatura sobre a temática. O estudo aponta para a importância dos estudos locais na reflexão sobre as ações e demandas coletivas no campo da cultura, contribuindo ao planejamento de futuras políticas públicas.
2ª menção honrosa: Letícia Freixo Pereira (UERJ) - Espaços Culturais e Intelectuais na Construção da Memória da Música Popular Brasileira
A tese de doutorado tem como intuito analisar os trabalhos do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira (APMPB) e dos fascículos da Editora Abril da coleção História da Música Popular Brasileira, com objetivo de mostrar que esses espaços culturais estavam conectados e seus intelectuais circulavam entre eles, realizando trabalhos e projetos em conjunto. Esses intelectuais atuavam como mediadores culturais na construção da memória da música popular brasileira. Essa construção não aconteceu sem debates, mas o Samba dos primeiros anos da República e seus intérpretes tiveram suas memórias privilegiadas e legitimadas pelos intelectuais desses espaços.
3ª menção honrosa: Leonardo Leal Esteves (UFPE) - “Cultura” e Burocracia: as relações dos maracatus de baque solto com o Estado
A tese de doutorado tem como tema as relações dos maracatus de baque solto com o Estado, mediadas pelas políticas culturais. Nas últimas décadas, se por um lado, houve uma ampliação das políticas públicas voltadas para as culturas populares, por outro, percebe-se uma dificuldade significativa por parte dos representantes deste “segmento” em ter acesso a estas políticas que lhes são destinadas. Buscando se adequar a preceitos republicanos de isonomia, democracia e transparência, órgãos de controle do Estado têm instituído uma série de mecanismos burocráticos como exigência para fomento à cultura. O maracatu, no entanto, como afirmam seus representantes, é uma “brincadeira pesada!”. Ainda que as políticas culturais sejam uma dimensão importante para seus participantes, as relações com o Estado podem ficar perdidas em algumas encruzilhadas.
Departamento/Unidade responsável: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP).