Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular - 2020
Em 2020, o Concurso Sílvio Romero analisou 67 trabalhos no campo da cultura popular. O 1º colocado foi uma tese sobre festas e rituais em uma ilha no sertão do rio São Francisco e o 2º lugar teve como tema as experiências de mobilização negra nos carnavais do Rio de Janeiro e de Port-of-Spain, Trinidad, entre 1838 e 1920. Os vencedores receberam, respectivamente, R$25 mil e R$20 mil. Outras três monografias receberam menções honrosas.
1º lugar: Márcia Maria Nóbrega de Oliveira (Unicamp) - O Giro da Terra: Almas, Santos e Caboclos em uma Ilha no Rio São Francisco.
Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), orientada por Emília Pietrafesa de Godoi.
A tese de doutorado defendida percorreu as festas e rituais no decorrer do ciclo de um ano entre os habitantes de uma ilha no sertão do rio São Francisco, de nome Ilha do Massangano. Observou as transformações de seu modo de vida diante do embarreiramento das águas ocasionado pela construção do complexo de barragens pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) ao longo do leito do rio. Argumenta-se que, com a contenção das águas e a subsequente frenagem da vazão do rio, as terras de vazante passaram a se movimentar menos, acarretando a alteração nos regimes de composição dos mundos ali contidos – em especial aqueles aos quais pertencem os santos e as entidades das almas e dos caboclos.
2º lugar: Eric Brasil Nepomuceno (UFF) - Carnavais Atlânticos: cidadania e cultura negra no pós abolição. Rio de Janeiro e Port-of-Spain, Trinidad (1838-1920).
Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), orientada por Martha Campus Abreu.
A tese de doutorado teve como objetivo principal analisar transnacionalmente experiências de mobilização negra através dos carnavais das cidades do Rio de Janeiro e de Port-of-Spain, Trinidad, entre 1838 e 1920. Buscou-se compreender a atuação de sujeitos negros em sociedades tão distintas e como elaboraram estratégias de ação pública, de organização social e de reivindicação de direitos e cidadania no Pós-Abolição, tendo o carnaval como elemento que catalisou e potencializou suas experiências. A pesquisa esteve preocupada em refletir sobre termos de cidadania e cultura negra num contexto urbano influenciado pela diáspora africana, pela abolição da escravidão e pelo racismo. Para tanto, foram utilizadas fontes diversas referentes às duas cidades. No Rio de Janeiro, pesquisaram-se os periódicos preservados na Biblioteca Nacional, a documentação policial e de outros órgãos oficiais no Arquivo Nacional, os Diários Oficiais da União, além da vasta produção de memorialistas, folcloristas e historiadores. Para Port-of-Spain, as fontes primárias analisadas foram aquelas arquivadas na British Library, no National Archives e no King’s College em Londres (Inglaterra). Assim como no Rio, memorialistas, folcloristas e a produção historiográfica foram fundamentais na pesquisa. A monografia foi dividida em três partes: a primeira sobre os carnavais negros no Rio, a segunda sobre os carnavais negros de Port-of-Spain, e a terceira, e conclusiva, apresenta a análise comparativa transnacional. Seu recorte cronológico respondeu ao período Pós-Abolição em cada cidade – a partir das décadas de 1840 e 1890, em Port-of-Spain e no Rio, respectivamente. Com essa estrutura, e ao final do trabalho, pretende-se demonstrar o quanto estratégias de mobilização negra em ambas as cidades do Atlântico estiveram dialogando com variadas forças de suas sociedades – especialmente imprensa e polícia –, e produzindo caminhos de valorização, reconhecimento, autonomia, cidadania através de experiências onde o carnaval representou um papel fundamental em sua ação coletiva.
1ª menção honrosa: Caio Csermak (USP) - Reinventar a Roda. A circulação do samba entre sujeitos, eventos e repertórios em Cachoeira – BA.
Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP), orientada por Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha.
A tese de doutorado analisou os processos de institucionalização dos grupos de samba de roda e de profissionalização dos sambadores da cidade de Cachoeira, Bahia, desde a década de 1950 até o tempo presente. Dividiu-se em três partes: as trajetórias de sujeitos coletivos do universo do samba; o espaço do samba nos eventos musicais cachoeiranos; e as características musicais do samba, assim como sua relação com outros repertórios. Os dados foram colhidos em trabalho de campo realizado ao longo de 20 meses entre 2015 e 2018. O trabalho visa demonstrar que o samba se tornou o articulador de um sistema musical cachoeirano, tendo efeitos sobre as práticas musicais dos sambadores e levando ao protagonismo do grupo de samba de roda sobre outras formas de organização social, assim como do samba corrido sobre outros estilos de samba.
2ª menção honrosa: Valério Rosa de Negreiros (UFF) - O Atlas Folclórico do Brasil em diálogos nacionais e transnacionais.
Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), orientada por Giselle Martins Venancio.
A tese de doutorado teve como objetivo analisar o processo de institucionalização do folclore no Brasil e sua relação com experiências transacionais, ao tomar como objeto de investigação o projeto do Atlas Folclórico do Brasil. A partir da década de 1950, simultaneamente às lutas para tornar o folclore uma disciplina acadêmica, a Comissão Nacional de Folclore manteve diálogos com instituições e folcloristas estrangeiros, possibilitando criar uma rede transnacional do folclore ao longo de três décadas. Diante disso, observou-se uma continuidade daquele projeto captado por setores da Ditadura Militar instaurada em 1964, configurando o que denominamos de “Políticas de Integração Cultural”. Assim, defende-se que tais políticas condicionaram a realização de um grande inquérito folclórico, que ficou conhecido como “Operação Pesquisa Folclórica”, numa configuração institucional nas décadas de 1970 e 1980.
3ª menção honrosa: Leonardo Oliveira de Almeida (UFRS) - Tambores de todas as cores: práticas de mediação religiosa afro-gaúchas.
Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), orientada por Emerson Alessandro Giumbelli.
A tese de doutorado teve como objetivo analisar práticas de mediação a partir dos tambores utilizados nas religiões afro-gaúchas e em um contexto de intenso uso das novas mídias e tecnologias. Para tanto, mobilizou-se uma compreensão alargada de mídia, mais relacionada à noção de mediação e que não se restringe aos recursos tecnológicos e digitais, mas a todo mediador capaz de possibilitar a interação entre humanos entre si e entre estes e as divindades e forças que atuam no mundo. Considera-se ser possível incluir, por exemplo, compartilhamentos de vídeos na internet, assentamentos de orixás e tambores em um mesmo campo de discussão. Assim, buscou-se identificar versões dos tambores utilizados no Rio Grande do Sul e analisar suas diferentes formas de atuação. A cada capítulo, versões desse instrumento ajudaram a elaborar considerações mais gerais acerca do campo afro-gaúcho e suas transformações.