Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular - 2015
1º lugar: André Augusto de Oliveira Santos - Vai graxa ou samba, senhor?” – a música dos engraxates paulistanos entre 1920 e 1950
Programa de Pós-Graduação em História Social – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo
Aborda a relação dos pequenos engraxates ambulantes com a música produzida nas ruas da cidade de São Paulo durante as décadas de 1930 e 1940. Sujeitos ecléticos que se relacionavam com os mais diferentes estratos sociais, ocupavam as ruas paulistanas desde meados do século XIX e criaram, ao longo do tempo, uma forte imbricação com a cultura musical da cidade. Alguns eram compositores e criticavam, em sambas, a repressão a que estavam submetidos pelas autoridades, já que era proibido exercer o ofício nas ruas. Outros se sobressaíram como batuqueiros e, quando adultos, destacaram-se como lideranças das principais escolas de samba de São Paulo.
2º lugar: Amalle Catarina Ribeiro Pereira - Dois cabra de peia e o jogo do improviso: etnografia da prestação e contraprestação de palavras entre repentistas no Piauí
Universidade Federal do Piauí
Etnografia que toma por base o estudo da linguística para fazer reflexões antropológicas no que concerne ao modo de vida dos repentistas. Violeiros, cantadores, repentistas cantam e, através do improviso, apresentam e evidenciam no ritual as suas relações, o seu viver social. Através do repente é possível apreender o modo de vida social do cantador.
1ª menção honrosa: Carolina Christiane de Souza Martins - História e memória no bumba-meu-boi do Maranhão
Programa de Pós-Graduação em História/PPGH – Universidade Federal Fluminense
Aborda a experiência de brincantes de um grupo de bumba-meu-boi do Maranhão: o Boi de Pindaré. Através de relatos orais, reconstrói a trajetória dos fundadores do grupo, homens negros da Baixada Maranhense que chegaram a São Luís do Maranhão entre as décadas de 1930-1960, e a relação entre o mundo do trabalho e a brincadeira do boi. O estudo explora também a interação entre o mundo sagrado das religiões de matriz africana presente no Maranhão, a história social dos brincantes e a brincadeira, mostrando que estes aspectos são indissociáveis e se constituem como elementos fundamentais para a memória coletiva do grupo e para sua continuidade.
2ª menção honrosa: Denise Sella Fonseca - Uma “colcha de retalhos” – a música em cena em São Paulo (final do séc. XIX – início do XX)
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo
Entre o final do século XIX e início do XX, a cena musical paulistana teve como um de seus protagonistas gêneros teatrais que tinham a música como elemento central. Ambiente importante na produção e divulgação da música no espaço urbano antes do aparecimento e consolidação dos meios de comunicação eletrônicos, o estudo do circuito de produção e difusão do teatro musicado contribui para a compreensão do panorama da música e da cultura popular na cidade de São Paulo.
3ª menção honrosa: Lígia Nassif Conti - A memória do samba na capital do trabalho: os sambistas paulistanos e a construção de uma singularidade para o samba de São Paulo (1968-1991)
Departamento de História Social – Universidade de São Paulo
As reflexões que orientam este trabalho têm como ponto de partida o discurso em torno da defesa de uma particularidade para o samba na cidade de São Paulo em comparação ao samba do Rio de Janeiro. A proposta principal é investigar as bases que fundamentam essa narrativa em torno do samba paulista, bem como identificar os elementos que constituiriam a suposta particularidade regional do gênero.
Comissão Especial de Seleção do Concurso Sílvio Romero 2015:
Edilberto Fonseca, doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF);
Kenia Sousa Rios, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora ajunta da Universidade Federal do Ceará (UFC);
José Guilherme dos Santos Fernandes, doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA);
Yvonne Maggie, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e
Guacira Waldeck, mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), como representante institucional.