Notícias
Resiliência financeira e planejamento financeiro.
Antes de começar esse artigo e falar sobre resiliência financeira, primeiro é necessário entender do que se trata esse assunto e como ele pode ser favorável em nossas vidas. A palavra resiliência, usada para descrever conceitos da física (quando um corpo volta a sua forma original após ser submetido a uma deformação), passou também a ser utilizado por outras áreas, e foi então que ele, no âmbito das ciências comportamentais, ganhou significado de saber lidar com situações adversas, e não apenas isso, mas também passar por elas e se sair ainda melhor e mais forte.
No caso da resiliência financeira, consideramos pessoas que podem passar por dificuldades relacionadas ao dinheiro, mas que tem o vigor necessário para superar essa fase de crise. Vale ressaltar que, mesmo que uma pessoa se organize financeiramente, imprevistos como a perda de emprego ou doenças podem acontecer.
Resiliência Financeira é um processo que se dá a longo prazo, é a capacidade de se recuperar de dificuldades financeiras momentâneas por meio de planejamento e da gestão financeira com foco no objetivo de se fortalecer financeiramente e se reestruturar diante das adversidades. Pessoas financeiramente resilientes, são aquelas que obtiveram educação financeira em algum momento da vida e por essa razão são capazes de se planejar para melhor administrar suas questões financeiras.
O objetivo de se possuir resiliência financeira é a desaceleração de gastos e com isso conseguir ter maior economia, menos dívidas e uma melhor gestão sobre finanças. E por esse motivo, precisamos estar preparados para enfrentar os mais diversos cenários. Hábitos saudáveis como poupar e investir são ótimos aliados das finanças, pois permitem o aumento do patrimônio e evitam surpresas quando algo inesperado acontece.
Desse modo, pode se perceber que quando falamos sobre resiliência financeira, estamos falando também de planejamento financeiro, que nada mais é do que a organização das finanças pessoais, tendo como seu principal pilar de sustentação a disciplina. Entendemos que o planejamento financeiro também é um processo que se ocorre a longo prazo, e quanto antes o indivíduo começar a traça-lo, mais fácil será de alcançar os seus objetivos. Disposição e vontade são essenciais, mas o que de fato irá auxiliar na solução de futuros problemas é o planejamento financeiro.
No início da pandemia do COVID-19, as pessoas precisaram lidar com incertezas e inseguranças, pois nesse período o planejamento financeiro de muitas pessoas foi colocado à prova.
Ter uma vida financeira estável requer trabalho e dedicação. Para ser possível que um indivíduo possua segurança futura, é necessário aprender a economizar e a juntar dinheiro dentro das circunstâncias da vida. O primeiro passo é analisar a situação financeira, identificando onde o dinheiro está sendo gasto e quais gastos podem ser eliminados. Para obter um bom resultado é preciso ter controle financeiro, orçamento equilibrado e assim que for possível, começar a investir para não ser pego de surpresa.
Como visto neste artigo, tanto a resiliência financeira, quanto o planejamento financeiro dependem da organização. Parece óbvio, mas vale reforçar que é preciso saber onde se está e aonde se quer chegar e, só assim, descobrir o caminho a ser seguido.
E você leitor, como você realiza o seu planejamento financeiro? Você se considera uma pessoa financeiramente resiliente?
Referências:
1 . Lusardi, A., Hasler, A. & Yakoboski, P.J. Building up financial literacy and financial resilience. Mind Soc 20, 181–187 (2021). https://doi.org/10.1007/s11299-020-00246-0
2 . Lusardi, A., Klapper L. Financial literacy and financial resilience: Evidence from around the world. Autumn (Fall), 589-614 (2020). https://doi.org/10.1111/fima.12283
3 . https://link.springer.com/article/10.1007/s11205-019-02100-4
4 . GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D.; BILLINGSLEY, Randall S. Personal financial planning. Cengage Learning, 2010.