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O que é a Black Friday e como surgiu?
Comemorada sempre após o Dia de Ação de Graças “Thanksgiving Day”, data de um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos, a Black Friday tradicionalmente marca o início das compras de final de ano. Embora não seja um feriado oficial, tornou-se uma data universalmente disseminada da cultura americana e difundida em vários outros países.
Apesar de hoje o termo Black Friday estar muito associado ao maior dia de compras nos EUA, originalmente se referia a eventos diferentes. Historicamente, a primeira vez que o termo Black Friday foi usado, ocorreu no dia 24 de setembro de 1869 com o desastre do mercado de ações, quando Jay Gould e James Fisk, tentaram de uma forma ilegal encurralar o mercado de ouro na Bolsa de Valores com o objetivo de fazer o preço do ouro subir e assim enriquecerem. O golpe acabou não dando certo porque o presidente Ulysses S. Grant interveio na situação e ordenou que o governo norte-americano vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado dessa ação foi que o preço do ouro caiu drasticamente e muitos investidores perderam grandes fortunas.
O termo Black Friday ganhou popularidade de fato na Filadélfia, por conta dos policiais, que começaram a usá-lo para se referir ao trânsito caótico causado por consumidores naquele dia que sucedia ao Thanksgiving Day. Deste modo, por muito tempo, o termo Black Friday permaneceu restrito à Filadélfia. De acordo com o linguista americano Benjamin Zimmer, ex-editor executivo do site Vocabulary.com, "Você podia vê-lo sendo usado de maneira moderada em Trenton, Nova Jersey, mas o uso não ultrapassou as fronteiras da Filadélfia até os anos 1980".
Nos dias de hoje, o conceito da Black Friday é mais comumente usado no varejo, tendo como principal atrativo os descontos em eletrodomésticos e smartphones. Porém, outros setores da economia também fazem ofertas significativas. Lojas oferecem grandes descontos em inúmeros produtos e atraem milhares de pessoas. Lojistas de todo o mundo implementaram várias estratégias para atrair clientes. Muitas dessas lojas abrem suas portas às 5h da manhã, ou antes, para acomodar compradores ansiosos, outras permanecem abertas a noite inteira. A maioria dessas lojas anunciam seus produtos com antecedência, dando aos consumidores informações sobre as próximas vendas.
Isso destaca a importância do empresário se planejar para essa data afim de oferecer descontos e identificar os melhores produtos para ofertar. É a oportunidade de aumentar o volume de vendas e atrair novos clientes para o seu comércio. Para muitos empresários, principalmente depois de momentos de crise, a Black Friday pode ser a chance de sair do vermelho, equilibrando o caixa e a saúde financeira do negócio.
Quando se trata do consumidor, criar uma lista de compras com os itens que considera necessário, evitará a compra de outros produtos por impulso. Com a lista em mãos, fica mais fácil aproveitar a data sem sair do planejamento financeiro. Outra dica é definir um teto para gastos, assim há chances de economizar e não se comprometer com futuras dívidas com parcelamentos.
Agora que temos um melhor conhecimento sobre o tema, é possível avaliarmos melhor o nosso comportamento de consumo neste dia.
Contudo o que está por trás dos comportamentos de consumo na Black Friday? Acesse o próximo artigo e descubra: O que está por trás do nosso comportamento de consumo durante a Black Friday? por Maria Adriana Campêlo.
Referências:
Investigating the Celebration of Black Friday as a Communication Ritual – Gina Castle Bell / Melinda R. Weathers / Sally O. Hastings / Emily B. Peterson – 2014.
Anderson, E. (2011) The Cosmopolitan Canopy: Race and Civility in Everyday Life. WW Norton & Company.
ComScore, Inc. (2014) ‘Thanksgiving and Black Friday see online buying bonanza as both days surpass $1 billion in desktop spending’, 30 November 2014 (www.comscore.com/Insights/Press-Releases/2014/11/Thanksgiving-and-Black-Friday-SeeOnline-Buying-Bonanza-as-Both-Days-Surpass-1-Billion-in-Desktop-Spending).