Notícias
A importância do Planejamento financeiro.
Anteriormente, na publicação Resiliência Financeira e Planejamento Financeiro¹, desdobramos o conceito de resiliência financeira, que significa a capacidade de saber lidar e passar por situações financeiras adversas. Com isso percebemos que a melhor maneira para lidar com os imprevistos da vida é por meio do planejamento financeiro. Neste artigo iremos falar sobre a compreensão do tema e do que precisamos para definir e atingir metas por meio do planejamento financeiro.
Nada melhor do que um novo ano, um novo ciclo, para começarmos mudanças de vida. Pensar em transformar os nossos projetos em realidade, em meio a constantes mudanças, sem dúvidas, não é só sobre guardar dinheiro, mas também é uma forma de tentar garantir uma tranquilidade futura.
A definição de planejamento financeiro se refere a adoção de uma estratégia de ação que precisa ser utilizada para guiar seus passos em direção às suas metas e aos seus objetivos. Um dos principais pilares de sustentação do planejamento financeiro é ter disciplina. Esse cuidado em possuir ações objetivas a favor de metas pré-estabelecidas é o que vai determinar o sucesso do planejamento financeiro. Além disso, em tempos de incertezas e instabilidades econômica, o planejamento financeiro pode ajudar a nortear decisões a serem tomadas, das mais simples até mesmo as mais complexas.
Para que o planejamento financeiro tenha sucesso, o primeiro passo é fazer uma autoanalise da sua situação atual e descobrir quais são seus maiores objetivos e a partir daí, traçar uma rota para nortear os investimentos e chegar no futuro que você deseja.
Cabe lembrar que estratégias são ações de longo prazo. De nada adiantaria adotar uma estratégia e segui-la por apenas um período curto de tempo. Estamos falando de planejamento para um longo período. Então, quanto antes você iniciar o seu planejamento financeiro, mais próximo você estará de alcançar os seus objetivos.
Uma dica bem legal para que você possa ter uma visão sobre sua vida financeira é adotar a elaboração de planilhas simples, com entradas de dinheiro e gastos. Anote todos as entradas e também as saídas, mesmo aquelas que pareçam insignificantes. O ideal é alimentar essa planilha diariamente para não deixar passar nenhuma informação. Além de garantir maior controle, ajuda a ter uma visão mais precisa da sua situação financeira. Deste modo, é possível verificar os pontos baixos e altos das suas finanças, reorganizar gastos e agir para cortar despesas desnecessárias.
Além de aprender o passo a passo do planejamento financeiro, é necessário ter disciplina para gastar menos do que se ganha e poupar o excedente gerado. Pode parecer simples e óbvio, mas nem todo mundo consegue colocar um planejamento financeiro em prática.
Com um planejamento financeiro adequado é possível manter uma boa vida financeira, e o mais importante que é poupar um pouco todos os meses.
E você leitor, como você tem se planejado financeiramente para não ser pego de surpresa por alguma eventualidade? Conta para gente.
Referências:
- Lusardi, Annamaria and Olivia S. Mitchell. 2008. "Planning and Financial Literacy: How Do Women Fare." American Economic Review, 98(2):413-17.
- Gitman, Lawrence J., Joehnk, Michael D. and Billingsley, Randall S. 2010. “Personal Financial Planning”
- Elmerick, Stephanie A; Montalto, Catherine P; Fox, Jonathan J. Financial Services Review; Atlanta Vol. 11, Ed. 3, (Fall 2002): 217-231.
- Luc Arrondel, Majdi Debbich and Frederique Savignac. 2014. Financial literacy and Financial Planning in France.
- Benedict Koh and Wai Mun Fong. 2011. Personal Financial Planning.