Para tomar a decisão de investimento, ou para decidir se mantém ou vende as cotas de um fundo de investimentos, o investidor deve se apoiar em informação e orientação.
A informação é de fato um dos pilares de um investimento planejado e consciente. Por essa razão, os fundos de investimento, por exigência da regulamentação, devem divulgar informações completas, de forma abrangente, equitativa e simultânea para todos, inclusive utilizando os canais eletrônicos e as páginas na internet do administrador e dos demais responsáveis pela divulgação das informações.
Entre os principais documentos e informações disponibilizados pelos fundos aos investidores e cotistas estão o regulamento e a lâmina de informações essenciais, e as informações periódicas e eventuais.
Com isso, os investidores têm a sua disposição as principais informações a respeito do fundo que, em conjunto, apoiam a tomada de decisão de investimentos.
Recomenda-se ao investidor que, antes de decidir adquirir cotas de um fundo, leia com atenção o regulamento e a lâmina de informações essenciais e se certifique de ter compreendido adequadamente a política de investimentos, as taxas cobradas e os riscos envolvidos, e esclareça todas as dúvidas antes de formalizar o termo de adesão e ciência de risco, que deve ser assinado pelo cotista ao ingressar no fundo. É obrigação do administrador fornecer o regulamento e a lâmina de informações essenciais do fundo a todos os investidores interessados.
Além disso, é também obrigação do administrador elaborar e disponibilizar relatórios, e outras informações periódicas, além de divulgar ampla e imediatamente qualquer informação que possa influenciar na decisão do cotista em permanecer investindo. Tais informações interessam a todos, tanto cotistas como potenciais cotistas.
Para se manter informado, é fundamental que o cotista mantenha seu cadastro atualizado junto ao administrador, e acompanhe todas as informações relativas ao fundo. É igualmente importante participar das assembleias.
Caso identifique alguma eventual violação da legislação ou das regras contidas no regulamento do fundo, o investidor pode reclamar junto à CVM, por intermédio de um dos canais de atendimento da CVM.
Para consulta a documentos e informações de fundos, acesse a página de consulta a fundos
Importante os investidores estarem cientes de que os administradores ou responsáveis pelas informações NÃO podem assegurar ou sugerir a garantia de resultados futuros ou isenção de risco, e devem diferenciar fatos de estimativas e opiniões.