Os Fundos de Investimento em Participações (FIPs), na prática mais conhecidos como Fundos de Private Equity ou Venture Capital, são uma comunhão de recursos destinados à aplicação em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento. Cabe ao administrador constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.
O FIP é um investimento em renda variável constituído sob a forma de condomínio fechado, em que as cotas somente são resgatadas ao término de sua duração ou quando é deliberado em assembleia de cotistas a sua liquidação. É regulamentado pela Instrução CVM 578, de 30 de agosto de 2016, e alterações.
Seus recursos são destinados à aquisição de ações, debêntures, bônus de subscrição e outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias abertas ou fechadas, bem como títulos e valores mobiliários representativos de participação em sociedades limitadas. Tais aquisições devem propiciar ao fundo participação no processo decisório da companhia investida, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão.
O fundo deverá participar ativamente do processo decisório da companhia investida, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão, que pode ocorrer pela detenção de ações que integrem o respectivo bloco de controle, pela celebração de acordo de acionistas; ou pela celebração de qualquer acordo, inclusive por meio da indicação de membros do Conselho de Administração.
Considerações finais:
O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em companhias abertas, fechadas ou sociedades limitadas, em fase de desenvolvimento. Cabe ao administrador constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.
O FIP é um investimento em renda variável constituído sob a forma de condomínio fechado, em que as cotas somente são resgatadas ao término de sua duração ou quando é deliberado em assembleia de cotistas a sua liquidação.
O fundo deverá participar do processo decisório da companhia investida, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão, notadamente através da indicação de membros do Conselho de Administração.
O produto é destinado aos investidores qualificados e que tenham foco no longo prazo
O objetivo é criar valor para a companhia, por meio do desenvolvimento de seu negócio, bem como pela implementação de práticas de governança corporativa. O lucro pode ser obtido com o desenvolvimento da companhia ao longo do tempo.
Por fim, o gestor que tiver capacidade de influenciar positivamente na gestão da companhia e de investir em empresas com alto potencial de crescimento, poderá proporcionar bons retornos aos investidores.