O risco é inerente aos investimentos no mercado de capitais. Aspectos políticos e econômicos, riscos específicos deum setor ou determinada companhia, mudanças na aversão ao risco dos investidores, entre outros aspectos, podem influenciar significativamente nos preços de negociação dos ativos financeiros e/ou na capacidade de as empresas gerarem lucro e cumprirem com as suas obrigações.
Essas características determinam os chamados riscos de mercado, de crédito ou de liquidez presentes nos investimentos financeiros. Em finanças, diz-se que os investidores podem reduzir tais riscos, especialmente com diversificação, mas não é possível eliminá-los totalmente. A decisão envolve uma análise da relação risco e retorno, considerando o perfil de risco e os objetivos de cada um.
Há problemas, no entanto, que podem ocorrer e que não estão relacionados a esses riscos, como por exemplo as fraudes financeiras. Esse tipo de problema sim pode ser evitado pelo investidor. Para isso, é preciso que ele esteja atento aos sinais, conheça os principais esquemas irregulares e fraudes no mercado, e saiba o que fazer.