Como participar
As ofertas públicas devem ser realizadas por intermédio de instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, como os bancos de investimento, corretoras ou distribuidoras. Essas instituições em geral se organizam em consórcios com o fim específico de distribuir os valores mobiliários no mercado e/ou garantir a subscrição da emissão, sempre sob a organização de uma instituição líder, que assume responsabilidades específicas.
Portanto, para participar de uma oferta pública, o investidor precisa ser cadastrado em uma das instituições que participam da oferta, em geral uma corretora ou distribuidora, que pode ser inclusive a corretora pela qual o investidor já opera, caso ela esteja participando, e informar o seu interesse, para registrar o pedido de reserva.
Importante o investidor estar ciente de que os pedidos de reserva são irretratáveis. A desistência pode acontecer apenas nos casos de modificação da oferta, nas hipóteses previstas. Quando isso ocorre, em geral é enviado um comunicado ao mercado, razão pela qual é importante o investidor estar sempre atento ao andamento da oferta.