Há basicamente dois momentos em que os investidores podem negociar ações, BDRs e outros valores mobiliários, como debêntures, fundos imobiliários e fundos de índices (ETFs). Um deles é no mercado secundário, negociando em bolsa de valores, tópico abordado em outra página deste Portal do Investidor. O outro é nas ofertas públicas.
Oferta pública de distribuição é o processo de colocação, junto ao público, de certo número de títulos e valores mobiliários para venda. Envolve desde o levantamento das intenções do mercado em relação aos valores mobiliários ofertados até a efetiva colocação junto ao público, incluindo a divulgação de informações, o período de subscrição, entre outras etapas.
Os tópicos abaixo apresentam as principais características das ofertas públicas, além de apresentar ao investidor a importância de verificar o registro na CVM, as etapas do processo, a relevância do Prospecto, e informações sobre como participar.
O investidor interesse pode assistir também este vídeo do CVM Educacional sobre IPO e a participação do investidor de varejo.