Ordens e book de ofertas
Finalizado o cadastro, o próximo passo do investidor é encaminhar a sua ordem, de compra ou de venda, para o intermediário contratado, para que ele possa incluir a oferta no sistema da bolsa. Existem diferentes tipos de ordens. As principais são:
- Ordem a Mercado: que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários a serem comprados ou vendidos, sem que seja fixado o preço, devendo ser executada a partir do instante em que for recebida;
- Ordem Limitada: que deve ser executada por preço igual ou melhor do que o especificado pelo cliente. Preço maior ou igual, no caso de venda a limite, ou preço menor ou igual, no caso de compra a limite;
- Ordem Casada: composta por uma ordem de compra e outra de venda, e só podem ser cumpridas integral e simultaneamente.
- Ordem Stop: que especifica o preço a partir do qual a ordem deverá ser executada. Uma ordem stop de compra deve ser executada a partir do momento em que, no caso de alta de preço, ocorra um negócio a preço igual ou superior ao preço especificado. Somente neste momento será disparada a ordem de compra. Uma ordem stop de venda deve ser executada a partir do momento em que, no caso de baixa de preço, ocorra um negócio a preço igual ou inferior ao preço especificado, o que disparará a criação da ordem de venda.
Quanto à validade, as ofertas podem ser:
- para o dia: só é válida para o dia em que foi encaminhada;
- até a data especificada (VAD): a oferta terá validade até a data especificada;
- até cancelar (VAC): a oferta terá validade até que o investidor a cancele;
- tudo ou nada (TON): somente terá validade se for integralmente fechada, quando é encaminhada. Se não for integralmente fechada, o sistema a cancelará;
- execute ou cancele (EOC): a oferta só tem validade quando é encaminhada, o sistema executará a quantidade possível e cancelará o saldo remanescente automaticamente.
O Book de Ofertas
Para enviar e acompanhar as suas ordens, é importante o investidor conhecer o funcionamento do book de ofertas.
De forma geral, todas as ordens de compra e venda de um mesmo ativo enviadas pelos investidores, de todas as corretoras e instituições participantes da bolsa, são direcionadas e centralizadas em um único canal, conhecido como livro central de ofertas do ativo, ou book de ofertas do ativo.
Nesse modelo, as ordens são ordenadas no book de cada ativo da melhor para a pior oferta, seguindo a prioridade preço-tempo. A melhor oferta de compra enviada, ou seja, a que pretende pagar mais pelo ativo, entrará na primeira linha das ofertas de compra. Da mesma forma, a melhor oferta de venda, a que aceita vender o ativo pelo preço mais baixo, entrará na primeira linha das ofertas de venda, e assim por diante. Se houver duas ou mais ofertas de mesmo preço, a ordem cronológica do envio é que determinará qual oferta assumirá a frente no book.
Com isso, a todo momento, os investidores interessados em negociar um determinado ativo são capazes de visualizar e analisar todas as ofertas colocadas, os preços, quantidades, e corretoras envolvidas, fazendo com que o book de ofertas desempenhe também um relevante papel informacional, de transparência.
Conheça mais detalhes do book de ofertas no Guia CVM Como funciona a bolsa.