Informação e comunicação
O investidor consciente deve acompanhar os negócios realizados por ele nos mercados de bolsa e balcão, assim como a ocorrência de eventos, como distribuição de dividendos, e a posição de seus investimentos. Para isso, têm à disposição um conjunto completo de informações. As corretoras ou distribuidoras, como intermediárias das operações e como custodiantes, e a Central Depositária da B3 são os principais responsáveis pelo envio e disponibilização dessas informações aos investidores.
Nota de corretagem e extrato de movimentação
Nas negociações de compra e venda, as corretoras enviam e disponibilizam ao investidor a nota de corretagem, com todas as informações a respeito da operação, como a data, o código e a descrição do ativo, a quantidade e o preço negociado, as taxas e o mercado no qual foi negociado. Nas corretoras, os investidores têm acesso também ao extrato de movimentação da sua conta financeira.
Extrato da conta de custódia
Além disso, a Central Depositária disponibiliza ao investidor o extrato da conta de custódia. Nele há a relação completa da posição dos ativos em custódia, com quantidade e preço de mercado, além da relação dos proventos distribuídos no período e das movimentações realizadas, caso existam.
Nova área logada da B3
A B3 disponibiliza aos investidores, com acesso via internet, área de acesso exclusiva (que substituiu o serviço do Canal Eletrônico do Investidor – CEI), pela qual eles podem visualizar e acompanhar as suas transações, além de fazer o controle da sua estratégia de investimentos.
A Nova área logada de acesso exclusivo traz informações como extrato único, independente do banco ou corretora que o investidor possui investimentos, dividendos futuros, movimentações da carteira, bloqueios e garantias. Acesse aqui!
O investidor deve sempre conferir a nota de corretagem e o extrato de movimentação de sua conta, após realizar operações, e periodicamente acompanhar os seus extratos de movimentação e de custódia.