Como enviar as ordens
Os principais meios disponíveis ao investidor de varejo para enviar as suas ordens de compra ou de venda ao intermediário são: o home broker ou a mesa de operações.
O home broker é um sistema automatizado de acesso direto (DMA) aos mercados de bolsa, disponibilizado por algumas corretoras aos seus clientes de varejo. É uma ferramenta por meio da qual os investidores podem negociar diretamente pela internet, enviando ordens de compra e venda. As ofertas enviadas pelo cliente trafegam pela infraestrutura tecnológica da corretora antes de alcançarem as plataformas de negociação da bolsa. Ou seja, nas operações via home broker o cliente conecta o sistema da corretora, que recebe as informações e faz a conexão com os sistemas da bolsa.
Pelo home broker, os investidores podem programar e enviar ordens e o recebimento de confirmações de aceitação, de execução ou de cancelamento, podem verificar a execução das suas ordens e ter acesso às cotações dos ativos negociados. Além disso, podem acompanhar e realizar operações a partir de qualquer local com acesso à internet e, muitas vezes, inclusive de dispositivos móveis, o que oferece agilidade.
É importante destacar que as ferramentas e os custos de utilização podem variar entre as instituições e até entre diferentes pacotes de tarifas oferecidos por uma mesma corretora.
ATENÇÃO! Problemas de Conexão em Negociações via Internet
Pela Mesa, os clientes enviam as suas ordens por escrito ou por voz diretamente aos operadores do intermediário, que podem ser os agentes autônomos a ele ligados. Além de chat ou e-mail, o acesso à mesa de operações pode ser realizado também por telefone ou mesmo em um encontro presencial, o que torna esse meio de acesso uma contingência para o investidor do home broker em caso de falha das conexões via internet.
IMPORTANTE! As ordens somente poderão ser executadas pelos intermediários se transmitidas: por escrito, incluindo as ordens recebidas presencialmente, por correio eletrônico ou por outros sistemas de mensagens eletrônicas; por telefone ou outros sistemas de transmissão de voz; ou por sistemas eletrônicos de negociação de acesso direto ao mercado (direct market access – DMA). Independentemente da forma de transmissão, todas as ordens devem ser registradas, identificando o horário do recebimento, o cliente que as tenha emitido e as condições de execução.