Disposição em assumir risco
A disposição ou propensão em assumir riscos está mais relacionada a aspectos psicológicos, e é inerente à personalidade de cada indivíduo. Diz respeito a como cada pessoa se sente em relação ao risco. Ainda que duas pessoas tenham a mesma capacidade em assumir riscos, a decisão de investimentos pode ser diferente devido a diferenças na maneira com que cada uma enxerga e encara o mundo dos investimentos.
Aqueles mais avessos ao risco possivelmente optarão por alocar parcela maior de seu patrimônio em investimentos mais conversadores, enquanto os mais propensos ao risco não se importarão em arriscar parcela maior de seus investimentos, se fizer sentido, e quando o objetivo assim permitir.
Na prática, a propensão ao risco dos investidores costuma ser classificada em três diferentes grupos:
Conservador - privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, para isso aceitando até uma rentabilidade menor.
Moderado - procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade e está disposto a correr um certo risco para que o seu dinheiro renda um pouco mais do que as aplicações mais seguras.
Arrojado - privilegia a rentabilidade e é capaz de correr riscos mais altos na busca por uma rentabilidade ainda maior.