Defina seus objetivos
Os sonhos e objetivos de vida de uma família devem ser o Norte, a meta, o centro de atenção a partir do qual se organiza toda a vida financeira. Envolvem decisões relacionadas ao modo de vida, onde morar, em que colégio estudar, que categoria de carro ter, quais restaurantes frequentar, que roupa usar, aspectos que definem o estilo de vida presente, mas dizem respeito também a objetivos que normalmente demandam um planejamento de médio ou longo prazo, como garantir a tranquilidade financeira, comprar ou reformar a casa própria, adquirir o carro, planejar uma viagem, estudar no exterior, planejar a aposentadoria ou conquistar a independência financeira.
Daí a importância de se organizar financeiramente, controlar e planejar os gastos, utilizando ferramentas como o fluxo de caixa familiar, e o orçamento doméstico.
Mas, principalmente para objetivos que demandam a formação de reservas financeiras, a capacidade de poupar e construir reservas precisa ser associada a uma tomada de decisão de investimentos planejada e consciente. Uma vida financeira organizada é o primeiro passo para poupar, construir reservas e aumentar o patrimônio líquido, mas é preciso ir além, é preciso investir essas reservas.
Não pare por aqui, leia o Guia CVM de Planejamento Financeiro
Quer refletir mais sobre tranquila financeira e objetivos de vida, em busca de um bem-estar financeiro melhor? Acesse a apostila 04 do Programa Bem-Estar Financeiro.