CTC do INT tem nova composição
Em 22 de junho, foi realizada, virtualmente, a reunião de instalação do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com a participação de seus novos conselheiros. O encontro foi o primeiro da gestão da diretora do INT, Iêda Caminha, que conforme o Regimento Interno passou a presidir o órgão colegiado, que tem como função orientar e assessorar o diretor no planejamento das atividades científicas e tecnológicas do Instituto.
“Os conselheiros externos, parceiros do INT, certamente têm muito a contribuir com o planejamento das atividades científicas e tecnológicas do Instituto” – reforçou Iêda Caminha. Participaram da reunião também, como convidadas, a coordenadora de Negócios e diretora substituta, Marcia Gomes de Oliveira, e a chefe da Divisão de Integração Institucional, Thais Medeiros da Silva.
Iniciando com o relato sobre o centenário do INT, a diretora abordou ainda os resultados do Termo de Compromisso de Gestão 2019 e 2020, a pactuação do TCG 2021 e ações finalísticas do INT na forma de PD&I e Serviços Tecnológicos, incluindo apresentação de resultados da Gestão de Portfólio 2019 e 2020 e da Unidade Embrapii INT. Por fim, foi apresentado um balanço das ações junto às fundações de apoio FUNCATE, FUNDEP e FACC em 2019, 2020 e as expectativas para 2021.
Representando o INT, eleitos dentre servidores de nível superior do quadro permanente das carreiras de Pesquisa em Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Tecnológico, participaram também os novos conselheiros Javier Velasco e Viridiana Ferreira-Leitão.Entre os membros externos, participaram a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Angela Uller; o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Rafael Navarro; o diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Jorge Vicente Lopes da Silva; e a diretora do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Silvia França.
Os novos conselheiros têm mandato de três anos, a contar da publicação da Portaria nº 393 de 3 de maio de 2021, no Diário Oficial da União, de 5 de maio de 2021, que os designou.