14ª RAAR e Mulheres na Liderança da C&T abrem programação
A programação do centenário do Instituto Nacional de Tecnologia foi inaugurada nos dias 9 e 10 de fevereiro, com a 14ª Reunião Anual de Avaliação de Resultados (RAAR). Realizada pela primeira vez em modo virtual, o evento apresentou resultados do INT alcançados no ano de 2020 e contou com a participação do então subsecretário de Unidades Vinculadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Darcton Policarpo Damião.
Mas foi no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que o INT realizou seu primeiro evento voltado ao público externo: a live Mulheres na Liderança da C&T, que reuniu as sete atuais diretoras de Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em um contexto de crescente participação das mulheres na Ciência – que já são maioria entre estudantes de doutorado e em muitas carreiras, além de assinarem mais de 70% dos artigos científicos produzidos no País –, mas que ainda ocupam percentuais tímidos nos cargos de liderança, a trajetória dessas gestoras trouxe um importante contraponto a essa realidade.
Ana Luisa Albernaz, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG); Antonia Franco, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Cecilia Leite, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Giovanna Machado, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); Iêda Caminha, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Mônica Tejo Cavalcanti, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa); e Silvia França, do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), mostraram suas histórias de realizações e reconhecimento. Compartilhado no canal do INT no YouTube, o evento teve mais de 500 visualizações e está disponível para inspirar as novas gerações de pesquisadoras e gestoras de C&T (link: https://youtu.be/yl-caIn9u6A).
A chefe da Divisão de Comunicação, Andréa Lessa, apresentou o bate-papo com as
sete diretoras de Unidades de Pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações.