EMBRAPII - INT inicia mais dois projetos Embrapii
Processos produtivos de papel e implantes ortopédicos são os temas dos novos projetos contratados por meio da Unidade Embrapii INT.
O primeiro deles foi assinado no dia 2 de julho com a empresa CPMH – Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda., tendo como título a “Sinterização a Laser de Liga Ti-Al-V”. Já conhecida no mercado de impressão 3D de próteses odontológicas, a empresa buscou o conhecimento do INT no tema para assegurar a qualidade da matéria-prima e do processo inovador de produção de implantes ortopédicos também por manufatura aditiva. Com suporte do Laboratório de Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais, da área de Ensaios em Materiais e Produtos do INT, o trabalho visa desenvolver os parâmetros ótimos do processo de sinterização a laser de uma liga à base de Titânio para aplicação nesses dispositivos médicos implantáveis.
Entre as coordenadoras do INT, Marcia Gomes (Unidade Embrapii) e Ieda Caminha (Negócios),
o CEO da CPMH, Rander Avelar, assina o acordo de cooperação com a Unidade Embrapii INT.
O outro projeto foi assinado em 10 de julho com a microempresa Technological Solutions Integrated (TSI), para “Obtenção eficiente de aditivo para melhoria de processos da indústria de papel”. Conduzido pela área de Catálise e Processos Químicos do INT, o trabalho visa aprimorar o processo de “polpação”, que resulta na polpa celulósica usada como matéria-prima pela indústria de papel e celulose. O processo envolve um conjunto de reações químicas que transforma a madeira em uma massa de fibras individualizadas, por meio da ruptura das ligações na estrutura dessas fibras.
Atualmente, há alguns pontos a serem melhorados nesse processo, como o baixo rendimento em relação ao peso da madeira, o conteúdo de resíduos relativamente alto e os odores desagradáveis causados pelos compostos de enxofre. O uso de aditivos é uma alternativa para conter a poluição aromática e aumentar o rendimento do processo. Uma pequena quantidade destes agentes pode acelerar as reações de polpação e diminuir os volumes necessários de outros produtos empregados no procedimento. Sendo o alto custo para aquisição destes aditivos ainda um fator limitante para o setor, o projeto pretende dominar o preparo eficiente destes agentes para viabilizar o seu uso.
De frente para os representantes da TSI, o diretor do INT, Fernando Rizzo,
assina o acordo de parceria da Unidade Embrapii INT com a empresa.