Notícias
Trabalho de bolsista do INT integra Simpósio de Neurociência
A bolsista Maria Luiza Cantanhede Wuillaume, do Laboratório de Simulação e Otimização de Sistemas Produtivos (LASOS), apresentou, no dia 24 de julho, um trabalho que é fruto da parceria do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) com o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). No formato de pôster, a apresentação “Previsão de Comprometimento Cognitivo Leve com Aprendizado de Máquina: Importância das variáveis motoras” integrou o IV Simpósio de Neurociência do Exercício Físico, realizado pelo IPUB, ontem e hoje.
Orientada pelos pesquisadores Andréa Carvalho e Manoel Saísse, Maria Luiza aborda nesse trabalho o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), que representa uma fase intermediária entre o envelhecimento normal e a demência, exigindo uma detecção precoce para impedir a sua progressão. No âmbito da pesquisa, foi desenvolvido um modelo de aprendizado de máquina para prever com precisão o prognóstico de indivíduos com CCL, diferenciando-os dos saudáveis. O objetivo específico do trabalho foi identificar o grau de importância de resultados de testes motores nessa predição.
O estudo integra um projeto conjunto da equipe do LASOS, na Divisão de Avaliações e Processos Industriais (DIAPI) do INT, junto ao grupos das professoras Andréa Deslandes (coordenadora do Laboratório de Neurociência do Exercício do IPUB) e Karla Figueiredo (coordenadora do Curso de Ciência da Computação IME/UERJ).
A bolsista Maria Luiza é graduanda do curso de Engenharia de Computação e Informação da UFRJ. São co-autores do trabalho Jefferson de Moraes Rafael, Lucas Martins Lago, Jéssica Plácido, José Vinicius Alves Ferreira, Felipe de Oliveira, Pedro Amaral Pereira, Manoel Saísse, Karla Figueiredo, Andréa Deslandes, Andréa Carvalho.