Notícias
Tecnologia desenvolvida pelo INT é tema de questão do ENEM
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), o mural eletrônico acessível com braille dinâmico fez parte do enunciado de uma questão da prova do primeiro dia do ENEM 2022, aplicada no último domingo (13). Integrando o caderno de Linguagens, códigos e suas tecnologias, a questão apresentou um texto sobre este equipamento, destinado a passar informações de forma interativa e acessível a pessoas com deficiência visual ou auditiva, e outro texto sobre o projeto Surdonews, criado pela UFRJ para difusão de conteúdos científicos para a população surda.
Resultado do projeto Escola Inclusiva, liderado pelo pesquisador Saul Mizrahi, do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI) do INT, o desenvolvimento do mural eletrônico acessível envolveu também a empresa Clara Ideia Pesquisa e Desenvolvimento Eireli. A tecnologia inclui dispositivo mecatrônico e método para geração de caracteres em braille e já se encontra em fase de adequação para produção, tendo sido transferida por contrato para a empresa Vision Soluções Tecnológicas LTDA-ME, de Santa Catarina. A negociação foi intermediada pela Divisão de Inovação Tecnológica (DINTE) do INT.
Aproximadamente 2,5 milhões de estudantes, de todo o Brasil, fizeram esta última prova do ENEM, tomando contato com esse conteúdo relacionado à Tecnologia Assistiva. Confira abaixo a questão completa.