Notícias
Tecnologia de alimentos motiva visita da Embrapa e Aarhus University
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) recebeu no último dia 8 de novembro a visita de pesquisadores da Aarhus University e da Embrapa Agroindústria de Alimentos. O encontro aconteceu na sala de reunião na Divisão de Desenho Industrial (DIDIN).
Recebidos pelo coordenador de Negócios substituto, Augusto Raupp, os visitantes assistiram a apresentações dos chefes da Divisão de Certificação (DICER), Rosana Esteves; da DIDIN e do Laboratório de Ergonomia (Laber), Flávia Pastura;do Laboratório de Modelos Tridimensionais (Lamot), Marcos Garamvölgyi, e da área de Tecnologia Assistiva, Júlio Silva.
O interesse da visita surgiu a partir do projeto das embalagens valorizáveis para frutas, desenvolvido numa parceria entre a Embrapa, o INT e o Instituto de Macromoléculas da UFRJ. Já contemplado com o prêmio IF Design na categoria embalagens (2013) e chegando como finalista do prêmio “Diamond!”, no Packaging Innovation Awards” (2019), o trabalho tem obtido grande reconhecimento internacional.
Intensificando recentemente o contato com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, os pesquisadores da Aarhus University, segunda maior universidade da Dinamarca, vieram ao Brasil buscar parcerias relacionadas à tecnologia de alimentos e sustentabilidade. No dia anterior à visita, a Embrapa realizou o workshop "Waste-to-value ideas for a sustainable food system: from product to market", que contou com a participação do tecnologista Marcos Garamvölgyi.
No INT, além da DIDIN, o grupo de pesquisadores visitou os laboratórios de Tecnologia de Materiais Poliméricos (Lamap) e de Biotecnologia de Microalgas (Labim), além do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano).
Ao final da visita o grupo de visitantes ainda voltou à sala de reunião da DIDIN, onde discutiram possibilidades de parceria e ouviram a apresentação da vice-diretora e coordenadora de Negócios do INT, Ieda Caminha, sobre a participação do Instituto no programa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A Unidade INT Embrapii dá suporte a empresas em projetos de Inovação na área de tecnologia química industrial.
O grupo de visitantes foi formado pelos pesquisadores Rosires Deliza, Amauri Rosenthal e Caroline Mellinger, da Embrapa Alimentos, e pelas pesquisadoras Jessica Aschemann-Witzel, Ulla Kidmose, Marianne Hammershøj e Manja Banovic, da Aarhus University.
Pelo INT, além dos palestrantes citados, participaram da reunião a analista em C&T Elisa Madi, da DICER, e os colaboradores Éricson Brito e Michelle Santos, da CONEG.