Notícias
Novos Futuros: Produtos para Saúde são foco de seminário
O Seminário Novos Futuros – Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Tecnológico , que celebra os 100 anos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promovendo discussões em áreas consideradas com grande potencial de transformações tecnológicas, terá sua segunda edição no próximo dia 1º de setembro, a partir das 10h, no canal YouTube.com/INTComunica . Desta vez, o foco do evento, organizado pelo INT em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), são os “Produtos para Saúde”. A área constitui um mercado estratégico, tanto para a aplicação de tecnologias inovadoras, como para o controle de qualidade por parte das autoridades sanitárias, repercutindo diretamente na saúde da população.
Painel Científico-Tecnológico
Pela manhã, às 10h, o Painel Científico-Tecnológico reunirá pesquisadores que lideram o desenvolvimento de tecnologias de ponta no Brasil e na França. Eles apresentarão pesquisas e soluções inovadoras de uso da manufatura aditiva (impressão 3D), nanotecnologia e plataformas digitais, capazes de mudar os paradigmas da fabricação de produtos para saúde.
O encontro contará com a participação da professora Andersan dos Santos Paula , coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais do Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), que falará sobre suas pesquisas e a formação de recursos humanos para uso da manufatura aditiva avançada. O diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Jorge Vicente Lopes , idealizador do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D) do CTI, abordará os programas de P,D&I que lidera em apoio a demandas do Ministério da Saúde, em Impressão 3D, desenvolvimento de software 3D para imagens médicas e planejamento cirúrgico virtual, bioengenharia e biofabricação.
Professora-pesquisadora do Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse, da França, Anna Carla Araujo fará uma ponte entre as novas técnicas de produção em série e personalização de produtos metálicos, usadas tanto na indústria aeronáutica, como na fabricação de produtos para saúde. Também radicada na França, a professora Maria Inês Ré , diretora-adjunta do Centre Rapsodee – associado ao École des Mines d-Albi-Carmaux, do Ministério da Indústria francês – responsável pelo desenvolvimento de plataformas tecnológicas, conduzirá uma reflexão sobre o design organizacional usado nesse tipo de ferramenta, que articula parcerias públicas e privadas visando a inovação.
A mediação do Painel será conduzida pelo tecnologista Maurício Monteiro , coordenador de Planejamento Tecnológico do INT.
Painel estratégico
À tarde, a partir das 15h, o Painel Estratégico reunirá lideranças do setor público e privado com foco nas políticas públicas de inovação e no desenvolvimento do setor industrial de produtos para Saúde.
O secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim , falará sobre o desafio de lançar um olhar estratégico sobre a cadeia produtiva da saúde como forma de garantir a soberania tecnológica do País. Pelo Ministério da Saúde (MS) falará a coordenadora-geral de Inovação Tecnológica em Saúde, Luciene Schluckebier Bonan , que fará um panorama sobre a avaliação de tecnologias em saúde e o acesso a dispositivos médicos no Brasil. Por fim, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), Franco Pallamolla , apresentará dados sobre a produção de dispositivos médicos, vinculando o tema a “uma questão de Segurança Nacional”.
O debate do Painel Estratégico será mediado pela diretora do INT, Iêda Caminha , que acompanha o desenvolvimento da competência do Instituto na área de Produtos para Saúde há mais de 30 anos. Engenheira metalúrgica, Iêda Caminha atuou em pesquisas, normalização, avaliação da conformidade e representou o INT na liderança técnica da Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos e na coordenação-geral da Rede SIBRATEC ProdSaúde.
Serviço
Seminário Novos Futuros – Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Tecnológico
2ª edição: Produtos para Saúde
Data: 01/09
10h às 11h30 – Painel Científico-Tecnológico
Acesso: link direto da transmissão da Manhã
Palestras:
“Manufatura Aditiva Avançada – Pesquisa e Formação de Recursos Humanos”
Andersan dos Santos Paula
(Instituto Militar de Engenharia – IME-RJ)
“Por que o Brasil precisa de ações consistentes em PD&I nas tecnologias de manufatura aditiva (impressão 3D) para a saúde?”
Jorge Vicente Lopes da Silva
(Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer)
“Uma comparação entre a produção em série e a personalização da fabricação nas indústrias aeronáutica e médica”
Anna Carla Monteiro de Araujo
(Institut National des Sciences Appliquées – Toulouse, França)
“Um projeto estruturante para pesquisa e inovação desenvolvido na França: produtos para a saúde sob medida”
Maria Inês Ré
(Centre Rapsodee /IMT Mines Albi - França)
Moderação:
Maurício Monteiro
, coordenador de Planejamento Tecnológico (Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
15h às 16h30 – Painel Estratégico
acesso:
link direto da transmissão da Tarde
Palestras:
“O desafio do olhar da cadeia da saúde como estratégico para a soberania da tecnologia”
Paulo Alvim
, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
“Avaliação de Tecnologias em Saúde e Acesso no Brasil”
Luciene Schluckebier,
Coordenadora-Geral de Inovação Tecnológica em Saúde no Ministério da Saúde
“Produção de Dispositivos Médicos – Uma questão de Segurança Nacional”
Franco Pallamolla
, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO)
Moderação:
Iêda Caminha
, Diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)