Notícias
Rota Inovadora ANPEI RIO 2023 visita o INT
Com o tema Bioeconomia e Sustentabilidade, a Rota Inovadora ANPEI , projeto itinerante voltado a impulsionar inovações nas empresas por meio de visitas técnicas, rodadas de negócios, workshops e networking, teve sua etapa no Rio de Janeiro iniciada nesta quarta-feira (14/06) e prossegue nesta quinta (15). Idealizada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o evento chega à sua 2ª edição contando com o patrocínio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Partindo do fato de o Brasil ser referência em desenvolvimento sustentável, o encontro traz desta vez o público empresarial até centros de pesquisa que atuam como Unidades Embrapii, desenvolvendo projetos inovadores nesta área. Após passarem a manhã no Instituto Senai de Inovação em Química Verde, no período da tarde, o grupo de aproximadamente 60 participantes teve uma programação especial no Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
Recebidos pela diretora-substituta do INT, Marcia Oliveira, os visitantes assistiram à palestra “Processamento biotecnológico de recursos amazônicos no desenvolvimento da bioeconomia”, com a pesquisadora Ayla Sant'Ana, chefe do Laboratório de Biocatálise do INT. Em sua apresentação, Ayla mostrou resultado de suas pesquisas com a semente do açaí, que gera um resíduo anual de cerca de 1,4 milhão de toneladas, e sua proposta para o desenvolvimento de uma biorrefinaria que aproveite os subprodutos químicos de alto valor agregado dessa biomassa: a manose e os polifenóis, além de gerar energia com o restante dessa produção. A atividade foi complementada por uma visita aos laboratórios de Biocatálise e de Catálise do Instituto.
Em seguida, o CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo, apresentou a proposta de “Descarbonização viável como estratégia de inovação”, que tem sido aplicada na multinacional brasileira, fabricante de componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. A empresa desenvolve tecnologias que habilitam a redução de emissões de CO 2 nos segmentos em que atuam, que incluem transporte de carga, infraestrutura, agronegócio e geração de energia.
Finalizando a tarde de atividades no INT, aconteceu a rodada de negócios com startups, incluindo cinco empresas do Inova Amazônia, convidadas pela EMBRAPII, e cinco startups locais, incluindo a 3DMatCis, incubada no Instituto.
Nesta quinta-feira (15/06), o evento continua, percorrendo o Centro Tecnológico da L´Oreal, no parque tecnológico da UFRJ; o CTI da Ambev; e o Senai de Inovação em Biossintéticos.