Notícias
Projeto Finep cria rede de Laboratórios de Tecnologia Assistiva
Uma videoconferência realizada no dia 19 de junho marcou o início das atividades do projeto Pró-Inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência: Rede intersetorial e interinstitucional de Laboratórios Multiusuários de Tecnologia Assistiva (TECincluir), aprovado no âmbito da Chamada Pública MCTI/FINEP/Ação Transversal - Tecnologia Assistiva - Modalidade 1 (laboratórios gerais).
Proposto pelo Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o trabalho envolve a parceria com o Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI) e Laboratório de Simulação e Otimização de Sistemas Produtivos (LASOS) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); com o Laboratório de Tecnologia Assistiva do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e com o Laboratório de Aprendizagem Robótica (LAR), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O projeto tem como foco desenvolver e validar soluções de Tecnologia Assistiva (TA) que auxiliem o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, autismo e deficiência múltipla, síndrome congênita do zika vírus. Na sequência, pretende implementar e avaliar ações de formação continuada de profissionais que usam a TA considerando a inclusão, o desenho universal, a acessibilidade comunicacional e a intersetorialidade.
Para essas soluções será adotado um design participativo e colaborativo. O modelo biopsicossocial, recomendado pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), será usado para avaliar funcionalidade das pessoas com deficiência nas atividades para posterior projeção das soluções a serem desenvolvidas. A pesquisa traz inovação científica, tecnológica e social na área de TA e poderá contribuir com a qualidade de vida de pessoas com deficiência e a transferência de tecnologia e conhecimento sobre TA.
Participaram da videoconferência os professores e pesquisadores: Marcia Pletsch (UFRRJ - coordenadora do projeto), Débora Nunes (UFRN), Wilfredo Blanco (UERN), Carla Guimarães (coordenadora do projeto por parte do INT), Saul Mizrahi (chefe da Divisão de Design Industrial do INT). Participam também da equipe do INT no Projeto TECincluir, os pesquisadores Júlio da Silva (chefe do LATAI) e Andréa Carvalho (LASOS).