Notícias
Mulheres têm destaque no INT desde a década de 1950
No Mês da Mulher, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) relembrou em suas redes sociais a trajetória de três pesquisadoras fundamentais ao desenvolvimento das áreas do INT relacionadas à Química.
Nancy de Araújo - na década de 1950, tornou-se a primeira pesquisadora a liderar uma área de pesquisa do INT, a Divisão de Açúcar e Fermentação. Sob sua direção, a Divisão consegue aprovar projetos no CNPq e participa do planejamento da exportação do álcool, fazendo diversos trabalhos para o Instituto de Açúcar e do Álcool (IAA).
Feiga Rosenthal - na década de 1970 estudou pioneiramente o babaçu, visando não só à industrialização do amido, como também à produção de álcool. Em ligação com o Programa Nacional do Álcool, realizou projetos conceituais e de viabilidade de implantação de usinas de álcool de babaçu.
Alba Gallotti - formada em Química Industrial, atuava no Laboratório de Pesquisas sobre Alimentos, na década de 1940, e desenvolveu pesquisas sobre produtos básicos de alimentação para a indústria alimentícia.
Saiba mais sobre as “Senhoras da Química” em: https://bit.ly/Livro-INT-80-anos (Pág.60)