Notícias
MAST inaugura exposição, com a presença da ministra Luciana Santos
A partir de objetos científicos e tecnológicos é possível conhecer mais sobre a história das instituições de pesquisa do Brasil e refletir sobre os caminhos da ciência no país. Essa é a proposta da exposição 200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos, que o Museu de Astronomia e Ciência Afins (Mast) inaugurou no início da noite de ontem (14/08), em São Cristóvão, com a presença da ministra Luciana Santos, da deputada federal Jandira Feghali, e diversos dirigentes do MCTI e de suas unidades vinculadas.
“O que somos hoje é o resultado direto da ciência que atuou na demarcação de nossas fronteiras, no conhecimento de nossa realidade, na abertura de estradas, na construção de cidades, além de um conjunto de outras ações que contribuíram para a nossa qualidade de vida. O Brasil atual é o resultado da ciência que fazemos”, afirmou o diretor do Mast, Marcio Rangel, na abertura da exposição, que ficará em cartaz até setembro de 2024.
Cerca de 100 objetos científicos históricos compõem a mostra, que ocupa o segundo andar do prédio sede do Museu. Uma parte da exposição abrange o período de 1822 a 1922, reunindo artefatos de algumas das instituições de pesquisa do século XIX. Outra parte, segue de 1922 a 2022, com foco nas universidades e nos objetos de ciência e tecnologia de institutos localizados no Rio de Janeiro, como o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).
No caso do INT, estão presentes os óleos de Lobato, que são amostras de óleo recolhidas em 1934 em Lobato (BA), que, graças às análises do Instituto, comprovaram a existência de petróleo em território nacional. Também do Instituto, está presente uma retorta antiga em metal, que representa a tradição em Química que remonta ao início da atividade do Instituto.
Serviço:
“200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos”
Visitação: de 15 de agosto de 2023 a 30 de setembro 2024
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábados e feriados das 14h às 17h30.
Entrada gratuita!