Notícias
INT na 18ª SNCT em Brasília
Entre os dias 3 e 10 de dezembro de 2021, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, sediou a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com o Governo do DF. Dentre as unidades vinculadas ao MCTI que participaram do evento, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) esteve presente em um estande, que festejou os 100 anos da Instituição e trouxe atrações para os visitantes. Uma delas foi uma impressora 3D, que demonstrou como funcionam as tecnologias de manufatura aditiva, hoje utilizadas em diversas áreas do Instituto.
Pesquisadores também apresentaram uma série de biomassas, usadas no desenvolvimento de novos materiais e produtos químicos de alto valor agregado, capazes de substituir o uso de matérias-primas derivadas de petróleo. Semente de açaí, casca da banana, palha do coco, casca de mandioca, caroço do umbu, bagaço de cana-de-açúcar, fruto da palma e microalgas são alguns dos exemplos mostrados. Essas tecnologias reforçaram o tema central do evento: "A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta", ressaltando a importância da sustentabilidade, representada no estande do INT pelo mascote “Doutor Folheano”.
Na área de certificação, os visitantes puderam conferir como funciona a avaliação da conformidade de capacetes de motociclistas e implantes mamários. Técnicos responsáveis pelo Laboratório de Ensaios de Produtos (LAENP) do INT explicaram detalhes sobre o uso desses produtos de certificação compulsória e sobre os ensaios que asseguram sua qualidade e segurança para o consumidor.
Uma linha do tempo expôs marcos da atuação centenária do INT. Entre estes estão testes com um carro movido a álcool ainda na década de 1920, as análises químicas que comprovaram a existência do petróleo nacional, o desenvolvimento de biocombustíveis e o pioneirismo em áreas como metrologia, inteligência competitiva e impressão 3D. Vídeos reforçam esses momentos da história do INT e uma visão para frente, com pesquisas realizadas nos Laboratórios e os temas do Seminários Novos Futuros: Bioeconomia, Produtos para a Saúde e Tecnologias Digitais.
Reuniões e parcerias
Além da exposição em si, a 18ª edição da SNCT do DF sediou reuniões do MCTI com suas unidades vinculadas e a encontros entre as instituições e empresas parceiras. O ministro Marcos Pontes e os secretários do Ministério, estiveram diariamente presentes ao evento.
A diretora do INT, Iêda Caminha, também participou de vários desses encontros. Na abertura, também esteve com o empresário Rander Avelar, da CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos LTDA, parceiro da Unidade Embrapii INT, em dois contratos de inovação tecnológica de Saúde. Um desses trabalhos foi desenvolvimento de válvula para ventilador pulmonar mecânico, equipamento exposto em destaque no estande da Embrapii.
No decorrer do evento, Iêda Caminha, participou de algumas reuniões presenciais com o subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI, Alex Magalhães, e esteve com o ministro Marcos Pontes e secretários. No dia 8 de dezembro, aconteceu a reunião geral entre o ministro e todos os dirigentes das vinculadas do Ministério.
A diretora substituta do INT, Marcia Oliveira, também esteve em Brasília, onde participou de algumas dessas reuniões e outras atividades.