Notícias
INT inicia novo Programa de Coleta Seletiva Cidadã
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) iniciou, no dia 9 de abril, seu novo Programa de Coleta Seletiva Cidadã. As ações previstas têm objetivo de aprimorar a gestão de resíduos no Instituto, promovendo a correta separação e descarte, além de envolver os setores participantes no desenvolvimento de boas práticas ambientais.
Foram instalados, nesta primeira etapa, pontos de coleta identificados nas salas e copas da Direção, do Laboratório de Biocatólise (LABIC) e da Divisão de Comunicação (DICOM) junto com as salas e áreas de atendimento ao público externo do 4º andar.
Os ambientes passam a contar com dois tipos de coletores: um para resíduos recicláveis e outro para resíduo comum. O primeiro receberá embalagens, vidro, papel, metal, plástico, sucata; não necessitando a separação entre esses materiais. O segundo será para resto de alimentos, lixo de varrição, papel de bala, lenços usados ou qualquer outro material sem proveito para reciclagem. Para resíduos como eletroeletrônicos e pilhas, há coletores específicos no andar térreo do INT.

- Palestra da consultora Clarisse Aramian, da Cooperativa Cooper Ecológica
Ainda pela manhã, as áreas envolvidas nessa etapa, que é o piloto do novo programa, assistiram uma palestra da consultora Clarisse Aramian, da Cooperativa Cooper Ecológica, dando detalhes sobre a coleta e destinação dos resíduos. Um dos aspectos destacados é a mudança de cultura que acompanhará o novo Programa de Coleta Seletiva Cidadã. Os coletores deixam de ser objetos individuais, colocados embaixo da mesa de cada um, e passam a ser posicionados lado a lado em lugar visível a todos que convivem no mesmo ambiente. Devidamente etiquetados, eles irão favorecer a consciência coletiva e facilitar a logística de coleta para o pessoal da limpeza.
Em maio, a instalação dos coletores se ampliará a todos os setores do INT.
“A ideia é que a Casa vá entendendo e abraçando a proposta da coleta seletiva. O impacto será muito positivo para todos, além de contribuir para as contratações sustentáveis e ir ao encontro das metas institucionais comprometidas em nosso Plano Diretor de Logística Sustentável” – explica a presidente da Comissão de Sustentabilidade do INT, Maria Carolina Santos.

