Notícias
Gestão sustentável pode tornar hospitais mais saudáveis
Instituições de saúde também geram impactos ambientais e, consequentemente, afetam a saúde da população por motivos diferentes de sua atividade principal, como o uso de energia, de água, suas opções de compras e a gestão dos resíduos que produz. Hoje em função da pandemia, esta situação ficou ainda mais evidente. Com foco nessas questões, o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) se dedica a tornar o setor um exemplo para a sociedade em aspectos sanitários e relacionados à sustentabilidade.
Desde 2011, o projeto articula nacionalmente uma rede de cooperação – hoje com 231 membros institucionais e 14 sistemas de saúde – e se integra à organização internacional Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm), que agrega em torno da sua Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis mais de 43 mil hospitais e centros de saúde, em 72 países. Entre os objetivos dessa agenda estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, substituição de substâncias químicas perigosas, eficiência energética, redução do consumo de água, compras sustentáveis e melhor gestão dos resíduos, com aumento da reciclagem e destinação adequada.
Estas ações, que integram tanto organizações públicas como particulares, serão mostradas na edição de novembro do Quintas Sustentáveis Webinars, nesta quinta-feira (5/11), às 16h. Com o tema Rede de Hospitais Verdes e Saudáveis, o evento é promovido pela Comissão de Sustentabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pela Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio, sendo transmitido ao vivo nos canais Youtube.com/INTcomunica e facebook.com/int.gov .
As apresentações serão feitas pela diretora presidente do PHS, a química Lídia Lima, responsável ambiental pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com outras duas conselheiras do Projeto: a jornalista Ingrid Cicca, gerente de Sustentabilidade na Rede D’Or São Luiz; e a enfermeira ambientalista Irene Rêgo Haddad, consultora em Resíduos de Serviços de Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e educadora para Acreditação pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA)/Joint Commission International (JCI), que atuará como mediadora do Webinar.
SERVIÇO:
Quintas Sustentáveis Webinars
Data: 5 de outubro – quinta-feira
Horário: 16h
Tema: Rede de Hospitais Verdes e Saudáveis
Palestrantes:
Lídia Lima – responsável ambiental pelo Complexo Hospital de Clínicas da UFPR – diretora presidente do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).
Ingrid Cicca – gerente de Sustentabilidade na Rede D’Or São Luiz – integrante do Conselho Consultivo do PHS.
Irene Rêgo Haddad – consultora em Resíduos de Serviços de Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e educadora para Acreditação CBA/JCI – integrante do Conselho Consultivo do PHS.
Organização: Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em parceria com a Rede Sustentabilidade ReciclaPorto Rio e a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P/MMA)
Acesso: www.youtube.com/user/INTcomunica e www.facebook.com/int.gov