Notícias
Experimento do INT será levado ao espaço
O projeto “Microalgas em Microgravidade: Adaptabilidade em Altas Altitudes e Aplicações Biotecnológicas”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o Laboratório de Biotecnologia de Microalgas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), foi um dos 13 projetos aprovados no 6º Anúncio de Oportunidade (6º AO) da Agência Espacial Brasileira (AEB), divulgado em 20/04/2023. A iniciativa prevê a realização de um lançamento do veículo de sondagem VSB-30, carregando experimentos selecionados, em 2026.
O projeto busca investigar os impactos da gravidade zero e outros fatores, como radiação, nas células das microalgas. O objetivo é avaliar o comportamento desses microrganismos em condições de microgravidade, buscando estimular a produção de metabólitos de interesse biotecnológico.
As microalgas, conhecidas por seu alto teor de proteínas, vitaminas, carotenoides e ácidos graxos essenciais, têm potencial não apenas como fonte de alimento para a tripulação, mas também podem ser aplicadas como biofertilizantes para plantas, suporte para melhorias na qualidade do ar e solução para o tratamento de águas residuais em estações espaciais.
Dessa forma, a pesquisa em microgravidade visa fornecer insights valiosos sobre a adaptação de microalgas e como esses microrganismos podem ser cultivados de forma eficiente no espaço, ampliando nosso entendimento de seu potencial para inovações biotecnológicas.
Confira a equipe do projeto:
- André Salomão, UERJ;
- Lia Cardoso, UERJ;
- Cláudia Teixeira, INT;
- Alenne Junqueira, UERJ/INT;
- Gil Pinheiro, UERJ;
- Jorge Amaral, UERJ;
- Caio Burlini, UERJ.