Notícias
Em Portugal, INT troca experiências sobre Certificação Orgânica
Por meio da chefe da Divisão de Certificação, Rosana Esteves, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) esteve em Portugal conhecendo o sistema de certificação orgânica do país e compartilhando a experiência do INT neste tema.
A visita técnica começou pelo Organismo de Certificação de Produtos Certiplanet, sediado na cidade de Peniche e com atuação reconhecida pelas autoridades de controle no continente português, Ilha da Madeira e Açores. Esta certificadora é acreditada pelo IPAC (Instituto Português de Avaliação da Conformidade) para o escopo de modo de produção biológico, similar ao que o INT é acreditado no Brasil pelo Inmetro e credenciado pelo MAPA, para a avaliação da conformidade orgânica.
Recentemente, a certificadora portuguesa foi integrada ao grupo CAAE, organismo de certificação biológica centralizado pela associação Ecovalia, grupo espanhol, no sentido de ampliar seus serviços. Rosana Esteves foi recebida, no dia 12/03, pela coordenadora da Certiplanet, Tania Sepúlveda; pelo diretor adjunto de certificação, José Manuel Delgado; e pelo gerente comercial, Nuno Coutinho.
“A reunião foi bastante promissora onde foi possível trocarmos experiências e conhecimentos no que tange a certificação de produtos orgânicos (ou biológicos, como chamados na Europa), além de vislumbrarmos possíveis parcerias técnicas e regulamentares” – avalia a chefe da Divisão de Certificação do INT.
Rosana Esteves ainda participou como palestrante no “Simpósio sobre o desenvolvimento sustentável nos países da língua portuguesa”, realizado na Universidade de Coimbra, nos dias 13 e 14/03. O evento teve foco no cumprimento da agenda 2030, mapeando a necessidade percebida pelos países participantes de promover estratégias que equilibrem o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. O tema da apresentação da representante do INT foi “Políticas Públicas para a Transição Agroecológica no Brasil: Uma Abordagem com Base na Certificação Orgânica”.
“Após todas as apresentações foi aberto um espaço para network, onde as entidades participantes puderam se inscrever em uma grande rede internacional de cooperação na área de desenvolvimento sustentável e a partir de então o INT vem fazendo parte na figura da Divisão de Certificação” – relata Rosana.
