Notícias
Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial premia bolsista do INT
A bolsista do Laboratório de Biocatálise (Labic) do INT, Mariana Monteiro, recebeu prêmio de destaque na área de Enzimologia Industrial por sua apresentação no I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial (COBBIND). O evento, realizado em Florianópolis entre os dias 25 e 28 de agosto, uniu três grandes encontros desta área no Brasil – o XXIV SINAFERM, o XV SHEB e o XV ENZITEC –, com mais de 800 trabalhos científicos inscritos.
Orientado pela pesquisadora Ayla Sant’Ana, o trabalho da Mariana, intitulado “Conversion of B-type to A-type procyanidins by oxidases and evaluation of their reaction conditions” está integrado ao projeto Rotas biotecnológicas para conversão da semente de açaí em energia e produtos com alto valor agregado, financiado pelo Instituto Serrapilheira e contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj. O projeto visa identificar rotas para o aproveitamento da semente de açaí, que atualmente é um resíduo agroindustrial subvalorizado.
A alternativa proposta sugere a obtenção das procianidinas tipo A, um bioproduto de alto valor agregado, por via enzimática, utilizando o extrato da semente de açaí como matéria-prima. Neste sentido, o trabalho buscou identificar as enzimas mais promissoras para este processo entre quatro enzimas comerciais, e também avaliou as condições de pH e temperatura que favorecem a atividade enzimática e a estabilidade operacional do biocatalisador. Além de Mariana Monteiro e Ayla Sant’Ana, o trabalho conta com a coautoria do pesquisador Gabriel Martins e da aluna de Iniciação Científica Ariane Coelho, contemplada com bolsa PIBIC também no INT.