Notícias
Bolsista do INT recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024
O bolsista Daniel Oluwagbotemi Fasheun, que atua no Laboratório de Biocatálise (Labic/DICAP) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), teve sua de pesquisa contemplada na 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese, que aponta, anualmente, os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil, nas 49 áreas de avaliação da CAPES.
Orientada pela bioquímica Viridiana Ferreira-Leitão, pesquisadora do INT e professora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBq) do Instituto de Química da UFRJ, e coorientado pelos pesquisadores Ayla Sant’Ana (INT) e Ricardo Sposina Teixeira (professor do IQ-UFRJ e ex-bolsista PCI do INT de 2005 a 2007), a tese de Daniel Fasheun recebeu menção honrosa na área de Biotecnologia.
O trabalho, intitulado “Extrusion pretreatment and enzymatic hydrolysis to unlock the potential of cassava starch for the biological production of hydrogen and methane”, abordou o desenvolvimento de processo para a produção biológica de hidrogênio a partir do hidrolisado de amido de mandioca, com avaliação sequencial para produção de metano.
Segundo a CAPES, o prêmio recebeu este ano 1.632 inscrições: o maior número de todas as edições. A seleção foi conduzida por comissões de cada área de avaliação, de acordo com os seguintes critérios: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia; qualidade da redação; estrutura/organização do texto; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.
Daniel Fasheun é natural da Nigéria e contou com o suporte do programa de bolsas CNPq-TWAS.