Notícias
21ª SNCTI: INT leva à Brasília tecnologias sustentáveis e de inclusão
De 5 a 10 de novembro, em um pavilhão montado na área do Museu Nacional da República, em Brasília, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participa do evento principal da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Realizada há 20 anos, a SNCT constitui o maior evento de divulgação científica do Brasil e conta com atividades do norte ao sul do país.
Tecnologias voltadas a sustentabilidade e à inclusão são destaque entre os projetos que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) leva ao Pavilhão da 21ª SNCTI. O estande do INT apresenta produtos e processos químicos desenvolvidos a partir de resíduos de biomassas.
Resíduos viram produtos químicos valorizados
A transformação catalítica da amêndoa do caroço da manga, da palha de cana-de-açúcar, da casca da laranja e das folhas de eucalipto, são exemplos desses processos, capazes de gerar muitos produtos usados pela indústria química, alimentícia, farmacêutica, além de biocombustíveis, como o combustível sustentável de aviação (SAF).
As sementes de açaí e outros resíduos, como mandioca, sisal e palma, por sua vez, são submetidas a uma ação biológica e quimioenzimática. Assim, seguindo o conceito de biorrefinaria, geram muitos outros produtos para a indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia: como manose, prebióticos e polifenóis. Os pesquisadores do INT ainda mostram a ciência da extração de produtos naturais aplicadas aos resíduos do umbu. Matéria prima abundante na caatinga, esse resíduo gera compostos bioativos, macronutrientes e substâncias voláteis para produzir aromas.
Capacete verde e materiais sustentáveis
Na linha de materiais e engenharias, o INT mostra o projeto do “capacete verde” para motociclistas, que substitui o material do forro de EPS, derivado de petróleo tipo “isopor”, por um material sustentável feito a partir de fibras n aturais de casca de coco e bagaço de cana. O projeto é desenvolvido pela Unidade Embrapii INT, atendendo à demanda de uma indústria de capacetes.
Em outra vertente, materiais como as cascas de arroz, castanha ou cupuaçu, borra de café, bagaço da mandioca, fibra de coco, caroço de açaí e até coroa do abacaxi, podem ser agregados na composição de plásticos biodegradáveis. A utilização dessas biomassas está centrada na economia circular, dando destino a grandes quantidades de resíduo como carga de reforço, substituindo parte dos plásticos biodegradáveis, tornando-os ainda mais sustentáveis. A incorporação de teores em até 40% de carga também pode contribuir para aumentar as propriedades mecânicas desses mateirais.
Impressão 3D
Tecnologia onde o INT foi uma das instituições precursoras no Brasil, desde a década de 1990, manufatura aditiva ou impressão 3D, é uma das atrações do estande do INT. Uma impressora estará produzindo peças e demonstradas algumas das muitas aplicações dessa tecnologia.
Certificação de Orgânicos
Na área de Certificação, o INT mostrará produtores e produtoras podem obter a certificação de produto orgânico, acessando mais orientações no Guia de Certificação Orgânica e o Guia do Plano de Manejo Orgânico.
Design a serviço da inclusão
Além do seu estande, o Instituto Nacional de Tecnologia também estará presente também no espaço Arena, onde apresenta Projetos de Design de equipamentos usados por atletas paralímpicos e equipamentos de tecnologia assistiva. Entre os objetos, bancos de arremesso usados em diversas paralimpíadas. Outro destaque são sistemas de monitoramento de olhar e de alvo eletrônico usados nos treinos de saque da equipe de parabadminton, que conquistou medalha de bronze inédita em 2024.
Nessa área haverá ainda a maquete de uma cadeira de rodas residencial, que otimiza a mobilidade em ambientes domésticos com espaços reduzidos e portas estreitas, e um objeto pedagógico usado por pessoas com autismo.
Serviço 21ª Semana Nacional de C&T Período: 5 a 10 de novembro de 2024 Horário: 8h30m às 17h, exceto na quarta-feira (6/11), que ficará aberto até às 21h Local: Pavilhão da 21ª SNCTI - Área externa do Museu Nacional da República |