Notícias
1º Encontro de Dirigentes celebra a adesão de novas instituições à Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio
O 1º Encontro de Dirigentes da Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio, realizado no dia 16 de agosto, formalizou as novas adesões à ReciclaPorto e permitiu o intercâmbio entre as instituições participantes, fortalecendo a atuação institucional e em Rede. Realizado no auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Centro do Rio de Janeiro, o evento também apresentou ações conjuntas realizadas pela Rede e ações previstas no período de um ano.
Da esquerda para a direita: Renato Cader (ANS), Maria Carolina Santos (INT), Ana Carolina Carvalho (TRF-2), Guilherme Calmon (TRF2) e Jessé Torres (TJRJ).
Maria Carolina Santos, Coordenadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na Rede e presidente da Comissão de Sustentabilidade do INT realizou a apresentação “Principais resultados da Rede ReciclaPorto”.
O evento trouxe ainda as palestras “Contribuições das Redes de Sustentabilidade para a Gestão Pública”, com o desembargador Jessé Torres, magistrado aposentado do TJRJ e cofundador da Rede Rio de Sustentabilidade; “Atuação ambiental do Tribunal Regional Federal da Segunda Região e a Rede ReciclaPorto”, com a juíza federal Ana Carolina Vieira de Carvalho, coordenadora do Centro de Conciliação de feitos complexos ambientais do TRF2 e presidente da comissão gestora do PLS/TRF2; “O papel das redes no fomento às contratações compartilhadas”, com Ketlin Feitosa, assessora-chefe da Assessoria de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e “Governança e Sustentabilidade – ESG na Gestão Pública”, com Renato Cader, assessor de Infomação e Pesquisa Estratégica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Rede
Reunindo instituições públicas da Região Portuária e do centro da cidade do Rio de Janeiro, a Rede ReciclaPorto Rio é uma iniciativa voltada a desenvolver ações conjuntas em prol do meio ambiente e da sociedade. A Rede já reunia as seguintes organizações: Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Companhia DOCAS do RJ, Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Superintendência Federal de Agricultura do Estado do RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).
As instituições que passaram a compor a Rede são: Defensoria Pública do RJ (DPRJ), Ministério Público do RJ (MPRJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), Departamento de Trânsito do Estado do Rio De Janeiro (Detran-RJ) e Defensoria Pública da União - Baixada Fluminense.
Rede ReciclaPorto Rio habilita novas cooperativas
Em sessão relacionada à sua 2ª Chamada Pública Compartilhada, a Rede ReciclaPorto Rio definiu, no dia 22/08, as cooperativas de catadores habilitadas que irão receber os resíduos descartáveis de sete instituições da Rede, nos próximos três anos. No grupo de instituições contempladas pelo serviço estão o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RJ) e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE).
Das 11 cooperativas habilitadas para o serviço, conforme divulgado no Diário Oficial da União do dia 2/08, nove compareceram à sessão pública, realizada na sede da ANS, para o credenciamento e sorteio das cooperativas que executariam o serviço, cada uma por um ano.
Na sessão, no entanto, os representantes das cooperativas habilitadas apresentaram uma proposta de partilha dos recicláveis, que foi prontamente aceita pela Rede: cada um desses nove grupos de catadores executará o serviço de destinação dos resíduos recicláveis pelo período de 4 meses, beneficiando, desta forma, a todos.
O sorteio foi realizado, de qualquer forma, indicando a ordem das cooperativas que atenderão à destinação dos resíduos do grupo de instituições. Desta forma, se sucederão na coleta os seguintes grupos: CoopIdeal, Cooper Ecológica, CooperUnião, Coopertroni, CoopQuitungo, CoopTubiacanga, CoopPedra, CoopEmbau e Coopar.