Notícias
16ª RAAR avalia resultados e celebra nota 10 do INT no TCG
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) realizou, nos dias 27 e 28/02, a 16ª Reunião Anual de Avaliação de Resultados (RAAR), o principal fórum de discussão do planejamento estratégico desta unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Reunindo 84 pessoas no hotel Vila Galé, no centro do Rio de Janeiro, incluindo a Direção, chefias e representantes das diversas áreas do Instituto, esta edição marcou o retorno ao encontro presencial, que, em função da pandemia, não acontecia desde 2020. A 16ª RAAR apresentou os principais resultados do INT em 2022 e as iniciativas estratégicas em andamento no instituto.
Na abertura, a diretora do INT, Iêda Caminha, transmitiu a todos uma ótima notícia: o INT alcançou a pontuação máxima no seu Termo de Compromisso de Gestão (TCG), obtendo o conceito excelente na avaliação do ano de 2022. Nesta primeira mesa, o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa e subsecretario substituto das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTI, Cesar Augusto do Carmo, que acompanhou os dois dias do evento, destacou a importância de ver as políticas públicas serem executadas no âmbito das unidades, manifestando satisfação em acompanhar de perto o desempenho do INT.
A mesa de abertura contou ainda com a participação da diretora do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e representante do Conselho Técnico Científico (CTC) do INT, Silvia França; do coordenador de Tecnologia da Informação, Estratégia e Qualidade do Instituto, Ricardo Castro; e do chefe da Divisão de Estratégia (DIEST), Arnaldo Gaio.
Antes das discussões de indicadores e resultados atuais, o coordenador de administração do CETEM (ex-chefe da DIEST/INT), Maurício Moutinho, autor do livro INT: um século de Inovações para o Brasil ( baixe aqui ) apresentou a palestra “100 anos de contribuições tecnológicas do INT”.
O evento contou com três painéis: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), Serviços Tecnológicos e Gestão. Todos foram moderados pelo chefe da DIEST, Arnaldo Gaio, com a mesma dinâmica: apresentação dos indicadores, discussão dos resultados com os integrantes da mesa e abertura para questões dos demais convidados. Antes dos dois primeiros painéis, foram apresentados os Relatórios de Gestão Estratégica de Portfólio de P&D e de Serviços Tecnológicos. Este último foi produzido pela primeira vez pela DIEST em documento separado, abrangendo resultados do ano de 2022 nessa importante vertente de atendimento do INT a empresas, governo e outros clientes.
No segundo e último dia da 16ª RAAR, foram abordadas as Iniciativas Estratégicas que vêm sendo priorizadas pela Direção e apresentadas as Iniciativas Estratégicas: “Relatório de Gestão Estratégica do Portfólio”, por Arnaldo Gaio; “ Repositório de Dados e Informações Primárias (R.DIP) ”, pelo coordenador Ricardo Castro (COTIE); “INOVA INT” – ações de fomento ao empreendedorismo e à consolidação da política de inovação do Instituto, pela Coordenadora Márcia Gomes; e “Estruturação da Coordenação de Planejamento Tecnológico”, pelo coordenador Maurício Monteiro (COPTE).
Ainda neste último dia, a 16ª RAAR contou com a participação virtual do assessor técnico da Coordenação-Geral das Unidades de Pesquisa do MCTI, Higor Lopes, com as apresentações “O Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do MCTI e a relação com o Planejamento do INT” e “Proposta de Termo de Compromisso de Gestão INT 2023: o que muda?”.
No encerramento da RAAR, a diretora Iêda Caminha destacou a alto nível das discussões do evento e os desafios de manter o Instituto alinhado com os novos objetivos estratégicos do País. O coordenador-geral das Unidades de Pesquisa, Cesar Carmo, elogiou as discussões e iniciativas apresentadas na 16ª RAAR e parabenizou o Instituto pelo conceito alcançado.